Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Cuidado: rotativo do cartão de crédito agora é pior que o cheque especial!

De acordo com dados divulgados hoje (27) pelo Banco Central do Brasil, os clientes de bancos pagaram mais juros no rotativo do cartão de crédito do que no cheque especial. A taxa de juros do cheque especial caiu 11,8 pontos percentuais em agosto, comparando a julho, chegando a 306,9% ao ano. Em 2019, os juros do cheque especial caíram 5,7 pontos percentuais.

É provável que você também goste:

Banco Original agora permite cancelamento de conta via chat com poucos cliques.

Bancos serão obrigados a encerrar contas dos clientes em até 30 dias.

Sesi abriu centenas de vagas de emprego até para quem não tem experiência em site pelo WhatsApp?

Cuidado: rotativo do cartão de crédito agora é pior que o cheque especial!

Cheque especial

Apesar de estar menor, o cheque especial deve ser evitado pelas famílias, pois a taxa é ainda a mais cara entre as modalidades de crédito. O Banco Central recomenda que se utilize somente em último caso, em uma situação realmente emergencial.

Outra situação que favoreceu os correntistas é uma medida que foi implementada no ano passado. Com as novas regras, sempre que os correntistas utilizarem mais de 15% do limite do cheque especial ao longo de 30 dias, passaram a receber a oferta de um parcelamento, com taxa de juros menores que a desta modalidade de crédito.

Rotativo do Cartão de crédito

O rotativo do cartão de crédito ocorre quando o cliente deixa de pagar o valor integral da fatura, sendo que dura 30 dias. Após este prazo, as instituições financeiras parcelam a dívida. Se não houver uma negociação, essa dívida pode se transformar em uma verdadeira bola de neve.

A taxa média do rotativo do cartão de crédito subiu 6,9 pontos percentuais em relação a julho, chegando a 307,2% ao ano. A taxa média é composta com dados tanto de consumidores adimplentes quanto pelos inadimplentes. De acordo com o chefe do Departamento de Estatísticas do Banco Central do Brasil – Fernando Rocha, a taxa subiu por efeito dos juros de duas instituições financeiras.

Para os clientes adimplentes, que pagam pelo menos o valor mínimo da fatura em dia, a taxa chegou a 289% ao ano, enquanto que para os clientes que não pagaram ou atrasaram o pagamento mínimo da fatura, a taxa de juros subiu para 319,6% ao ano, o equivalente a um aumento de 7,7 pontos percentuais.

Dica

Por fim, fica a dica: fique longe do cheque especial e sempre pague as faturas do seu cartão de crédito em dia, mesmo que você tenha outras contas a pagar e o dinheiro não tenha chegado ao final do mês. Atualmente, existem opções para pagar boleto com cartão de crédito, o que pode dar um alívio nas finanças.

Enfim, gostou da matéria?

Então, nos siga no canal do YouTube, em nossas redes sociais como o FacebookTwitter Instagram. Assim acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais,  empréstimos e matérias relacionadas ao mundo de fintechs.