Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Saiba como solicitar o auxílio do governo para quem nunca contribuiu com o INSS

Saiba mais sobre um auxílio do governo que os brasileiros podem solicitar mesmo sem ter contribuído ao INSS ao longo da vida!

Existe um auxílio do Governo Federal destinado a amparar idosos a partir de 65 anos e pessoas com deficiência que se encontram em situação de vulnerabilidade econômica. Logo, sua concessão se dá mesmo que nunca tenham contribuído com o INSS (Instituto Nacional de Seguro Social).

Trata-se, portanto, do Benefício de Prestação Continuada (BPC/LOAS), uma iniciativa que tem transformado a vida de muitas pessoas ao garantir-lhes um suporte financeiro mínimo. Saiba mais sobre como solicitá-lo a seguir!

Conheça o auxílio do governo BPC/Loas

Pessoa segurando várias notas de R$ 50
Imagem: rafastockbr / shutterstock.com

O BPC/LOAS representa uma política de assistência social que oferece um salário mínimo mensal a idosos acima de 65 anos e pessoas com deficiência de qualquer idade, que comprovem se encontrar em condição de pobreza.

Sendo assim, o objetivo desse auxílio do governo é prover meios para uma vida digna a quem, por diversas razões, não pode mantê-la por conta própria e não possui suporte financeiro familiar significativo.

Quais são as diferenças entre BPC e aposentadoria?

É comum a confusão entre o BPC/LOAS e os benefícios de aposentadoria, mas são conceitos distintos. A aposentadoria é uma segurança destinada àqueles que contribuíram para o INSS durante sua vida laboral, apresentando benefícios adicionais como o 13º salário e pensão por morte.

Por sua vez, o BPC é de caráter assistencial, focado em amparar indivíduos que se encontram em situação de pobreza e incapazes de sustentar-se, não oferecendo tais benefícios adicionais. Dessa forma, não há a exigência de contribuição ao INSS para receber esse auxílio do governo.

Para idosos, por exemplo, o requisito é ter 65 anos ou mais. Para pessoas com deficiência, é preciso apresentar limitações de longa duração, de natureza física, mental, intelectual ou sensorial. Além disso, ambos os casos demandam que a renda per capita familiar seja inferior a 1/4 do salário mínimo vigente. A análise dessas condições é rigorosa, visando alcançar quem realmente necessita do suporte.

Como solicitar o benefício?

O processo de solicitação inicia com a inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico). Com essa etapa concluída, o pedido do BPC pode ser efetuado virtualmente por meio do site ou app Meu INSS (Android, iOS).

Veja também:

Entenda as diferenças entre FGTS e INSS e os descontos de cada um deles na CLT

Ademais, os solicitantes desse auxílio do governo também podem entrar em contato via Central de Atendimento 135, que funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h.

Imagem: Alison Nunes Calazans / shutterstock.com