Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Saiba como usar o conversor de moedas do Banco Central

O Banco Central (BC) disponibiliza seu próprio conversor de moedas. Aprenda a usá-lo e saiba o que pode influenciar na cotação.

O Banco Central (BC), que desempenha um papel fundamental na economia do país, possui seu próprio conversor de moedas. Na prática, a cotação de moedas pode influenciar desde a gestão financeira pessoal até o sucesso nos negócios internacionais.

Assim, manter-se atualizado sobre essas oscilações é muito importante por essas e outras razões. Nesse sentido, usar o conversor de moedas do BC é interessante para quem viaja para o exterior, faz compras online em sites estrangeiros e até para quem faz investimentos em outras moedas.

Siga estas etapas para conferir os valores no conversor de moedas do BC

O conversor de moedas do BC fica disponível através deste link. Clicando nele, você verá os campos “Valor”, “Converter de” e “Para”. Se, por exemplo, você quiser conferir a conversão de mil reais para euro, basta inserir “1.000” no campo de valor e escolher “Real BRL” no campo de “Converter de”.

Várias notas de dólar

Feito isso, no campo do lado basta selecionar a moeda para a qual você deseja converter, que neste exemplo é o Euro EUR. Por fim, para obter o resultado da conversão de moedas do BC, clique no ícone ao lado do último campo citado. Logo abaixo, o BC irá indicar o resultado. 

Veja também:

Afinal, o que é levado no processo de aprovação do cartão de crédito?

Quais fatores podem influenciar a cotação das moedas?

As taxas de juros exercem um impacto significativo no que diz respeito à cotação de moedas. Nesse sentido, alterações nas taxas de juros pelo governo, como as decisões do Comitê de Política Monetária (COPOM), afetam a atratividade do mercado para investidores estrangeiros.

Além disso, as taxas de juros em outros países também influenciam a movimentação de capital. Taxas mais altas em outros lugares podem atrair investidores, e vice-versa. Ademais, a relação entre o valor da moeda local e o dólar também afeta as exportações e importações. 

Na prática, uma moeda valorizada torna as importações mais baratas. Por fim, a confiança dos investidores em um país é um fator chave. Isso porque o grau de investimento é um indicador da capacidade de um país em honrar seus compromissos

Imagem: yukiqwa / Shutterstock.com