Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Saiba quais são as prioridades de Simone Tebet como Ministra do Planejamento

Confira quais são as prioridades já estabelecidas pela senadora Simone Tebet para a pasta do Planejamento neste ano.

O último domingo (1º) foi marcado pela cerimônia de posse do presidente Lula, que já começou seu governo com algumas mudanças ao longo desta primeira semana de janeiro. Assim, a senadora Simone Tebet (MDB-MS) assumiu o cargo de Ministra do Planejamento nesta quinta (5).

Vale destacar que este cargo não existiu na gestão de Bolsonaro. Contudo, o ministério foi recriado pelo presidente Lula. Desse modo, Simone já definiu quais serão as prioridades do seu ministério e em seu discurso apresentou algumas “divergências” com o Ministro da Fazenda, Fernando Haddad. 

Divergências no Ministério da Economia

Como citado acima, Tebet alegou ter algumas divergências econômicas não só com Haddad, mas com Esther e Alckmin. Apesar disso, a senadora afirmou que Lula ignorou seu posicionamento. Segundo Tebet:

“Lula me ignorou, como se dissesse: ‘é isso que eu quero. Sou um presidente democrata. Quero diferentes para somar, pois assim que se constrói uma sociedade democrática’”.

Além disso, Simone afirmou que a secretaria de monitoramento e avaliação de políticas públicas deve fazer parte da pasta do Planejamento.

Ou seja, o objetivo é trabalhar junto com TCU (Tribunal de Contas da União), analisando o custo-benefício de políticas públicas, evitando assim o gasto desnecessário de dinheiro.

Quais foram as prioridades definidas por Simone Tebet?

Primeiramente, em seu discurso a emedebista destacou que os pobres terão prioridade no orçamento público. E o governo colocará o brasileiro no orçamento, não descuidando da responsabilidade fiscal, nem dos gastos públicos.

Para ela, além dos pobres, as minorias, como idosos, crianças, LGBTQIA+, mulheres, pessoas com deficiência e povos originários também estarão no centro de sua gestão. 

A senadora ainda agradeceu Lula por nomeá-la ao cargo e afirmou que esse ministério era um dos “mais importantes” do governo. Ela afirmou:

“Gratidão a Deus, ao presidente Lula pela confiança absoluta de entregar a mim uma das pastas mais importantes, relevantes do governo, do seu governo, do nosso governo, governo do PT e da frente ampla democrática. Ministério do Planejamento trata do futuro, mas também do presente”.

Nomeação para o cargo

Antes de assumir o Ministério do Planejamento, Tebet foi cotada para o Meio Ambiente. Vale destacar que essa possibilidade não agradou os brasileiros.

Assim, por meio das redes sociais protestaram com a hashtag #TemQueSerMarina, pedindo que Marina Silva assumisse como Ministra do Meio Ambiente. Confira os tweets:

Apesar dessa possibilidade ter existido, a nova ministra do Meio Ambiente é Marina Silva e Simone assumiu o Planejamento em 23 de dezembro.

Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil