Saiba quais são os 5 tipos de situação cadastral de um CPF
A Receita Federal define 5 “status” para o seu CPF. Saiba o que significa cada situação cadastral e veja como consultar a sua!
A manutenção do CPF em situação cadastral regular é essencial para evitar situações constrangedoras. Com o documento irregular, você pode, por exemplo, ser impedido de emitir passaporte e solicitar serviços bancários como empréstimos e abertura de contas.
Além disso, no dia a dia, somos dependentes do CPF para resolver diferentes questões, desde simples atendimentos até a resolução de situações financeiras. Nesse sentido, a Receita Federal determina 5 tipos de situação cadastral em que seu documento pode ficar.
Do CPF regular ao cancelado: conheça cada situação cadastral

A Receita Federal identifica 5 “status” do documento, que variam de acordo com algumas situações. É possível consultar a situação cadastral do seu documento acessando este link.
Se o seu CPF estiver regular, significa que não há pendências com o documento. No entanto, seu documento pode apresentar o status de suspenso se o cadastro estiver incorreto ou incompleto.
Além disso, se a Receita não receber sua declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) nos últimos cinco anos, seu documento será identificado como pendente de regularização.
Veja também:
Segurança faz com que consumidores busquem lojas físicas ao invés de plataformas online
Já questões judiciais ou administrativas podem deixar seu documento cancelado ou nulo, assim como casos de fraude. Por fim, o status de CPF de pessoa falecida ocorre quando o titular do documento foi a óbito.
CPF irregular e nome negativado: entenda a diferença
Outro ponto importante a se observar é a diferença entre a irregularidade do CPF e o nome negativado. Os status apresentados neste texto estão relacionados a pendências com a Receita Federal, enquanto o nome negativado significa que você tem alguma pendência financeira.
Portanto, é fundamental destacar que ter o CPF irregular não implica necessariamente em restrições de crédito, ao contrário do “nome sujo”.
Imagem: rafapress / shutterstock.com