Saída do Cadastro Positivo está sendo dificultada pelos birôs de crédito

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A saída do Cadastro Positivo, cuja adesão se tornou automática desde 09 de julho de 2019, tem se mostrado um processo bastante burocrático. Tal processo exige registro em sites de birôs de crédito (como Serasa, SPC, Boa Vista SCPC ou Quod) e envio de diversos dados pessoais. Veja mais detalhes na matéria a seguir.

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Saída do Cadastro Positivo é um processo burocrático

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Desde o dia 11 de janeiro de 2019, as empresas podem consultar os dados dos clientes dos bons pagadores no Cadastro Positivo antes de fechar uma negociação. Isso tem como objetivo, principalmente, reduzir o risco da empresa levar um calote ao conceder empréstimo e oferecer melhores condições ao bom pagador.

Caso o cliente não queira aparecer no Cadastro Positivo, a lei permite a solicitação de saída do Cadastro Positivo, porém esse processo tem se mostrado bastante burocrático. Nos quatro principais birôs de crédito do Brasil (Serasa, SPC, Boa Vista SCPC e Quod), o cliente é obrigado a se registrar no site ao solicitar a saída do Cadastro Positivo.

Em seguida, você deve aceitar os termos de uso dos birôs, que incluem acesso do birô a dados como identificação do smartphone, endereços de IP e cookies (arquivos salvos no seu aparelho que indicam suas preferências). Embora esses dados não revelem explicitamente a sua identidade, é possível que a empresa descubra quem você é ao fazer um cruzamento com esses dados. De acordo com a Serasa, esses dados podem ficar armazenados no birô durante 15 anos, caso o consumidor não se descredencie do site.

A Quod, gestora de crédito dos cinco maiores bancos do Brasil (Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Itaú-Unibanco e Santander), é ainda mais burocrática. Ao solicitar saída do Cadastro Positivo pela Quod, é solicitado dado biométrico (impressão digital) e uma selfie do consumidor. Além disso, até chegar à página na qual é solicitada a selfie, o consumidor precisa passar por cinco páginas, nas quais a Quod tenta te convencer a permanecer no Cadastro Positivo. Por fim, ainda é necessário fazer upload de vários documentos e preencher um formulário.

Serasa permite saída do Cadastro Positivo sem registro no site

Por outro lado, a Serasa permite que o consumidor saia do Cadastro Positivo sem se registrar no site, mas essa informação não está facilmente acessível. Essa informação só aparece depois que o cliente leu as oito páginas com a política do site (em fonte Arial de tamanho 9) e após já ter sido encaminhado à página de registro, que possibilita o login pelo Facebook ou pelo Google.

Nos termos de uso, a Serasa informa que, caso você discorde das políticas do site e queira somente acessar os serviços do Cadastro Positivo, você pode acessar um link. Nesse link, há um formulário que pode ser enviado por e-mail.

IMPORTANTE: ao solicitar a saída do Cadastro Positivo em um birô, você acaba sendo excluído do Cadastro Positivo por todos os birôs. Sendo assim, se você quer sair do Cadastro Positivo pela forma mais prática, recomendamos que você faça a solicitação pela Serasa, que tem a opção de login pelo Facebook ou pelo Google.

Idec e especialistas criticam o excesso de burocracia

Conforme Bárbara Simão, pesquisadora do Idec (Instituto de Defesa do Consumidor), não há sentido em se cadastrar em um site para solicitar saída do Cadastro Positivo. Afinal, esse processo burocrático pode gerar alguns custos financeiros ao cliente, sendo que ele não entrou no Cadastro Positivo por vontade própria.

Segundo especialistas, o melhor seria se houvesse um sistema unificado integrando todos os birôs, fácil de acessar e sem precisar se vincular às empresas. O Idec pretende fazer pesquisa para avaliar as dificuldades dos clientes que estão solicitando saída do Cadastro Positivo.

O que dizem os birôs de crédito sobre o assunto

Do jeito como a saída do Cadastro Positivo funciona hoje, de acordo com especialistas, esse processo conflita com a lei de proteção de dados. Por outro lado, os birôs alegam que o registro nos sites é solicitado por questões de segurança. Afinal, o registro autentica a identidade de quem está pedindo a saída do Cadastro Positivo, evitando eventuais fraudes.

Além disso, o SPC e a Serasa afirmam que dados de cookies e de identificação de IP são coletados para melhorar a experiência do cliente. Quod e Boa Vista SPCP, no entanto, não se manifestaram sobre o tema.

Como solicitar a saída do Cadastro Positivo pela internet

Serasa

  1. Primeiramente, entre no link da página de cancelamento do Cadastro Positivo;
  2. Em seguida, clique na opção “sim, quero cancelar meu cadastro”;
  3. Por fim, há duas opções: cancelar via cadastro no site ou por e-mail. Pelo cadastro no site, basta seguir as indicações. Já por e-mail, é necessário abrir os termos de uso. O link para cancelamento consta no item 9. Ele direciona a uma página com formulário e endereço de e-mail.

SPC

  1. Primeiramente, acesse a página no Cadastro Positivo neste link;
  2. Em seguida, clique em “entre no sistema”;
  3. Por fim, a página solicitará cadastro no site, não havendo opção online sem aceitar os termos de uso.

Boa Vista SCPC

  1. Primeiramente, acesse a página do Cadastro Positivo;
  2. Em seguida, entre em “cadastre-se” e faça o seu cancelamento. A política de privacidade da Boa Vista SCPC não oferece opção de cancelamento via e-mail.

Quod

  1. Primeiramente, acesse a aba de saída do Cadastro Positivo do site da Quod;
  2. Em seguida, você terá duas opções: solicitar o cancelamento pela internet (opção 1, de registro) ou pelo correio (em letras pequenas, na parte inferior da página);
  3. Na opção 1, para fazer o cadastro, é necessário usar o celular para enviar uma selfie.

Como solicitar a saída do Cadastro Positivo por outros meios

Serasa

Para solicitar saída do Cadastro Positivo nas agências, você deve levar documento oficial com foto e os números do seu CPF e do seu RG. As agências disponíveis podem ser encontradas nesse link.

Para solicitar cancelamento do Cadastro Positivo pelos correios, você deve preencher e assinar o termo de cancelamento (disponível no site da Serasa). Em seguida, deve enviá-lo com firma reconhecida, com cópias autenticadas do CPF e do RG ou de algum outro documento oficial que contenha foto e os números de ambos. O destinatário é: Serasa Experian – Cadastro Positivo, Avenida Doutor Heitor José Reali, 360 – Distrito Industrial Miguel Addelnur. CEP 13571-385, São Carlos (SP).

Por telefone, o número da central de atendimento do Cadastro Positivo é 0800 776 6606.

SPC

Por telefone, o serviço de atendimento ao cliente funciona de segunda a sexta-feira, exceto em feriados, das 9h às 18h, pelo número 0800 887 9105.

Boa Vista SCPC

Pelas agências, você deve comparecer com CPF e RG (ambos obrigatórios), ou apenas com CNH e pedir o cancelamento após preencher o termo fornecido no local. As agências estão disponíveis nesse site.

Além disso, também é possível solicitar cancelamento pelo telefone (11) 3003 0101, respondendo todo um processo de confirmação de identidade.

Quod

Pelos correios, envie uma cópia autenticada em cartório (frente e verso) de documento de identificação com foto e CPF. Além disso, você também deve assinar com firma reconhecida em cartório o termo de cancelamento disponível nessa página. O destinatário é: A/C Back Office Quod Alameda Araguaia, número 2104, 8º andar. CEP 06455-000, Barueri (SP).

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Imagem: Jo Galvão, via Shutterstock.

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Jadre Marques Duarte Juniorhttps://seucreditodigital.com.br/author/jadre/
Graduado em Administração de Empresas pela UFRGS. Apaixonado por marketing, comunicação e finanças, possuo mais de 8 anos de experiência na área de T.I. aplicada a serviços financeiros.
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