Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

6 dicas sair das dívidas mesmo ganhando pouco

Milhões de brasileiros estão com o nome sujo na praça; veja dicas para sair do endividamento

Pagar as dívidas é mais difícil do que parece, mas basta seguir essas dicas para conseguir quitar as cobranças

Estar endivida é uma das piores experências possíveis. Além do score baixo e da dificuldade para conseguir crédito, existe as cobranças insistentes por parte dos bancos e instiuições financeiras.

Uma pesquisa da CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo), divulgada no mês passado, aponta que 71% das famílias brasileiras estão endividadas.

Caso você faça parte desta parcela da população, existem algumas dicas importantes de coisas que você pode fazer para voltar a ter o nome limpo na praça. Confira o que fazer para sair do vermelhor mesmo ganhando pouco!

1 – Liste todas as suas dívidas

Uma problema comum para quem está endividado esquecer de uma divida ou outra, situação que pode gerar muita dor de cabeça. Por isso é importante que você liste todas as suas dividas, incluindo cartão de crédito, empréstimo, boletos, etc.

2 – Use planilhas de controle de gastos 

Comece a documentar todas as suas movimentações financeiras. Você pode usar um caderno, Excel ou até mesmo planilhas que são encontradas gratuitamente na internet. O mais importante é que você saiba de onde vem e para onde vai cada centavo.

3 – Corte gastos 

Após ter mapeado todas as suas movimentações financeiras, crie outra lista com gastos que podem ser eliminados. Pra que assinar uma TV por assinatura com centenas de canais e ao mesmo tempo Netflix? Estes gastos desnecessários podem ser cortados.

4 – Busque uma renda extra 

Quase todo mundo consegue fazer alguma coisa que pode aumentar a sua renda. Cozinhar, costurar, ser motorista de algum aplicativo são apenas algumas das opções que podem fazer você colocar mais dinheiro no bolso.

5 – Gaste menos do que ganha 

A dica mais importante certamente é gastar menos do que ganha. Não adianta seguir as dicas acima a risca e no final do mês os seus gastos mensais superarem o que você ganhou no mesmo período.

6. Negocie suas dívidas

Outro ponto importante é buscar renegociação de dívidas, principalmente as que possuem os maiores juros. Contudo, é necessário fazer um estudo e saber qual o teto máximo da sua renda mensal que você pode destinar ao pagamento destas dividas. Não honrar os compromissos podem gerar muito mais dor de cabeça.

Faça essas perguntas antes de quitar suas dívidas

Tem algumas perguntas importantes que você precisa fazer ao seu credor para analisar se realmente vale a pena fazer a negociação da dívida. Veja abaixo algumas questões a serem feitas.

  • Qual será o desconto em relação a divida total?;
  • Ganhará um desconto maior pagando a dívida a vista:
  • Quais serão os juros do parcelamento da dívida?;
  • Após a negociação, como fica a minha situação no Serasa?

Imagem: Pormezz / Shutterstock.com