Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Seu salário pode estar sendo descontado pelo sindicato sem você saber

2

Depois da reforma trabalhista, a contribuição sindical não é mais obrigatória. No entanto, existe um outro tipo de cobrança sindical que pode estar sendo descontada sobre o seu salário. Trata-se da contribuição assistencial. A taxa é definida por intermédio de acordos ou convenções coletivas de trabalho, e serve para custear a participação do seu sindicato nas negociações salariais.

Leia também:

Confira 10 direitos do consumidor na compra com o cartão de crédito

A contribuição assistencial pode ser cobrada apenas dos trabalhadores associados ao sindicato de trabalhadores, enquanto que os demais colaboradores precisam autorizar o desconto. Contudo, acontece que na prática, nem sempre é isso que acontece.

Como descobrir se você está pagando a contribuição assistencial ao sindicato?

Para descobrir se você está sendo descontado, verifique seu holerite, principalmente perto da época de negociação salarial do seu sindicato. Diferente do que acontece com a contribuição sindical, não existe uma data fixa para cobrança e isso varia de acordo com as categorias. Normalmente as empresas comunicam os seus empregados sobre a época da contribuição assistencial.

O que fazer se você não concorda com o pagamento?

Caso você esteja pagando, mas não concorda com o desconto mensal no seu contracheque, entre diretamente em contato com a área de recursos humanos da empresa e informe que não autoriza o desconto, assim como quer o ressarcimento.

Além disso, você também pode manifestar sua contrariedade ao sindicato, levando uma carta de próprio punho sobre a não autorização do desconto. Caso você não tenha sucesso, poderá entrar com uma ação no judiciário trabalhista para reaver os descontos no seu salário.

E então, gostou da notícia?

Então nos siga em nossas redes sociais como o FacebookTwitter Instagram. Acompanhe nossos artigos sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais, financiamentos, empréstimos e tudo relacionado ao mundo das fintechs.

Comentários do Facebook

- Publicidade -

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.