Trabalhadores com carteira assinada podem aderir a modalidade de saque-aniversário, do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Essa modalidade, com adesão opcional, dá ao trabalhador a possibilidade de fazer o saque anualmente, de uma parcela do fundo. Entretanto, você sabia que sacar o benefício após o dia 10 pode ser mais vantajoso? Confira abaixo o porquê.

Saque aniversário do FGTS pode valer mais a pena depois do dia 10

O saque-aniversário é uma modalidade opcional. Ou seja, apenas os trabalhadores que optam por essa medida, podem sacar parte do seu fundo no mês de aniversário. Entretanto, essa modalidade possui algumas regras. Tais como, em caso de demissão sem justa causa, o trabalhador não tem direito ao saque-rescisão. Ou seja, o valor fica retido no FGTS. 

Além disso, se o trabalhador optar pelo saque-aniversário, e depois desejar voltar para o saque-rescisão, o retorno só ocorre após o 25º mês da solicitação. Com isso, se você entrou neste mês de julho na modalidade de saque-aniversário, vai ter que esperar 2 anos e 1 mês para voltar ao saque-rescisão. 

Apesar do saque estar disponível sempre a partir do 1º dia do mês em que o trabalhador faz aniversário, pode ser mais vantajoso sacar o valor depois. Após o décimo dia de cada mês os valores são reajustados, de acordo com os juros e correção monetária conforme os índices do dia.

Calendário de saque-aniversário por mês

O saque pode ser realizado dentro de três meses. Dessa forma, os nascidos em janeiro, podem fazer o saque entre 4 de janeiro e 31 de março. Nascidos em fevereiro podem retirar o valor entre 1º de fevereiro e 30 de abril, enquanto que os de março, sacam entre 1º de março e 31 de maio. 

Além disso, quem nasceu em abril, pode fazer o saque de 1º de abril a 30 de junho. Já os nascidos em maio, podem sacar entre 1º de maio e 31 de julho, enquanto os de junho, sacam entre 1º de julho e 31 de agosto. Paralelo a isso, quem nasce em julho retira o valor entre 1º de julho e 30 de setembro.

Já os nascidos em agosto, sacam entre 02 de agosto, até 29 de outubro. Os nascidos em setembro sacam entre 1º de setembro e 30 de novembro, enquanto os de outubro sacam entre 1º de outubro e 31 de dezembro.  Por fim, os nascidos em novembro sacam entre 1º de novembro e 31 de janeiro de 2022, e os de dezembro, entre 1º de dezembro até 28 de fevereiro de 2022.