Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Como o trabalhador pode fugir do golpe no FGTS?

Atividade que visa sacar o FGTS de até R$1.100,00 pode ser evitada com o Caixa Tem. Entenda como!

0

O novo golpe que surgiu nessas últimas semanas envolve o saque do FGTS, no valor de até R$ 1.100,00, sem que o trabalhador saiba. Quem acessa o aplicativo para solicitar o saque e pode ser surpreendido ao perceber que não há nada para ser sacado, pois o valor já foi retirado.

É provável que você goste também:

5 opções de conta bancária para seu filho menor de idade

FGTS: nascidos em março tem até quarta-feira (31) para solicitar saque-aniversário

Delivery Center do Banco Inter: descubra aqui como funciona

O golpe acontece por meio do uso do CPF e do nome dos trabalhadores. O golpista se cadastra no aplicativo da Caixa Tem, usa um e-mail falso e efetua o saque do saldo. Uma vez que o aplicativo não exige alguma forma de identificar o usuário, não há grandes dificuldades para criar um cadastro no aplicativo.

Ainda não foi divulgado o número de brasileiros afetados pelo golpe e que já procuraram a Caixa Econômica Federal para contestar o saque indevido. Porém, a instituição informa que, se comprovada fraude, o valor é restituído ao beneficiário, mas não foi informado quanto tempo isso pode levar, nem se existe alguma mudança para tentar burlar o uso indevido do Caixa Tem.

Além disso, a instituição diz que, em caso de suspeita do golpe, só será possível resolver o problema indo até a agência mais próxima. Ao chegar lá, o cliente precisa pedir por uma contestação de saque para iniciar a análise. No entanto, o prazo para uma resposta é de até 10 dias, mas, em alguns casos, pode se estender por até um mês.

Contudo, o ideal é que o trabalhador fique atento ao seu saldo do FGTS no aplicativo e retire o dinheiro o quanto antes, para evitar o golpe.

Entenda como o golpe no FGTS é feito

O FGTS Emergencial trabalha com dois calendários, o que dita quando o dinheiro será depositado e o que informa a data em que o valor pode ser sacado ou transferido. Sendo assim, o deposito será feito automaticamente na conta digital do beneficiado.

Ao ser concluído o depósito, ele fica disponível para saque a partir da data divulgada e é possível movimentá-lo pelo aplicativo do Caixa Tem, onde os golpistas acessam o aplicativo pelo CPF e e-mail falso em nome do trabalhador. Em seguida, geram um boleto de alguma carteira digital no valor do FGTS e efetuam o golpe.

Como o aplicativo não permite ser cadastrado duas vezes, a vítima só se dá conta que há algo errado ao tenta fazer a sua inscrição, pois acaba sendo impedida porque o sistema informa já haver um cadastro.

Como se prevenir de golpes no Caixa Tem?

Este não é o primeiro golpe que acontece com o aplicativo da Caixa. No entanto, existem algumas dicas que podem ajudar a evitá-los.

  • Não informes seus dados pessoais a ninguém, incluindo senhas e dados de acessos dos aplicativos e sites oficiais do governo;
  • Não clique em links enviados por SMS ou WhatsApp que pedem acesso a contas pessoais com valores a receber. Sempre desconfie dos links que prometem soluções incríveis;
  • Sempre use antivírus em seu celular ou computador;
  • Nenhum banco solicita sua senha de acesso e assinatura eletrônica na mesma página, que é digitada somente por meio de imagem do teclado virtual;
  • Nenhum banco envia link por SMS;
  • Por fim, baixe o aplicativo da Caixa Tem em locais autorizados. Não baixe em versões pirateadas ou descompactadas de terceiros.

Em resumo, é preciso tomar muito cuidado sobre os tipos de dados que fornece a terceiros e também evitar acessar links e sites suspeitos.

Além disso, é possível consultar seu FGTS em canais oficiais sem precisar sair de casa. A consulta pode ser feita pelo site, pela Central de Atendimento (no número 111, na opção 2) e também pelo aplicativo oficial FGTS. Escolha a melhor opção e acompanhe seu FGTS em tempo real.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então é só seguir o Seu Crédito Digital no YouTubeFacebookTwitter, Instagram e Twitch. Assim você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos etc. Siga a gente para saber mais!

imagem: PR Image Factory / shutterstock.com

Comentários
Carregando...