Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Saque-aniversário do FGTS: Descubra para qual grupo está liberado

Essa modalidade permite que o trabalhador retire parte do dinheiro que possui em seu fundo.

0

O saque-aniversário do FGTS foi anunciado em 2019, mas eles iniciaram em 2020. Em suma, esse benefício possibilita ao trabalhador fazer um saque anual do benefício. De acordo com a Caixa Econômica Federal, mais de 9,7 milhões de pessoas aderiram ao serviço. Já em 2021, o saque tem como calendário, uma ordem de acordo com a data de nascimento do empregado. 

É provável que você goste também:

FGTS: correção do benefício pode gerar mais dinheiro aos assalariados

Conta Zap é a 1ª fintech brasileira a liberar envio de Pix por WhatsApp

Como o trabalhador pode fugir do golpe no FGTS?

Afinal, o que é o saque-aniversário?

Em síntese, essa modalidade permite que o trabalhador retire, anualmente, parte do dinheiro que possui em seu fundo. Entretanto, ao aderir a esse benefício, a pessoa perde a chance de sacar o valor integral do FGTS, no caso de uma demissão. Ainda assim, a multa rescisória de 40% sobre os valores depositados pelo último empregador, para os casos de demissão sem justa causa, permanece. 

Na modalidade saque-aniversário do FGTS, o trabalhador pode sacar uma porcentagem do dinheiro, a qual vai variar de acordo com o saldo disponível. Desse modo, o valor fica disponível por 3 meses, logo após o primeiro dia útil do seu mês de aniversário. 

Contudo, caso o trabalhador se arrependa e deseje não estar mais nesse programa de saque-aniversário do FGTS, ele deve aguardar 2 anos para poder mudar de modalidade. Já a pessoa que continua no modelo tradicional, chamado de saque-rescisão, tem o direito de sacar o saldo integral em caso de demissão, embora não tenha direito a sacar parte do valor anualmente. 

Qual o calendário do saque-aniversário do FGTS?

Antes de mais nada, para saber se você já pode sacar o seu benefício, é importante acompanhar o calendário do saque-aniversário do FGTS 2021.

Mês do aniversário Início do saque Fim do saque
Janeiro 4 de janeiro 31 de março
Fevereiro 1º de fevereiro 30 de abril
Março 1º de março 31 de maio
Abril 1º de abril 30 de junho
Maio 3 de maio 31 de julho
Junho 1º de junho 31 de agosto
Julho 1º de julho 30 de setembro
Agosto 2 de agosto 31 de outubro 
Setembro 1º de setembro 30 de novembro
Outubro 1º de outubro 31 de dezembro
Novembro 1º de novembro 31 de janeiro de 2022
Dezembro 1º de dezembro 28 de fevereiro de 2022

 

Ou seja, conforme o calendário, atualmente o saque-aniversário do FGTS de 2021 está disponível aos trabalhadores nascidos nos meses de fevereiro, março e abril. 

Como solicitar essa modalidade? 

Em síntese, o trabalhador que desejar aderir à essa modalidade de saque, deve acessar o aplicativo FGTS (disponível tanto para Android, quanto iOS), ou ainda, o site

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então é só seguir o Seu Crédito Digital no YouTubeFacebook, Twitter, Instagram e Twitch. Assim você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos etc. Siga a gente para saber mais!

Imagem: Vergani Fotografia / Shutterstock.com

Comentários
Carregando...