Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Entenda o que é o saque extraordinário do FGTS e se você tem direito

Saque permite que você saque até R$ 1.000 de contas ativas e inativas do Fundo.

Para quem está precisando de dinheiro, uma boa alternativa pode fazer os valores parados no seu FGTS caírem na sua conta. Ou seja, o seu Fundo de Garantia por Tempo de Serviço.

Atualmente existem algumas de formas de conseguir pegar esse dinheiro. Uma delas é o saque extraordinário do FGTS, onde o governo permite que você tire até R$ 1 mil de contas ativas ou inativas do seu fundo. Então, para saber mais sobre essa possibilidade, confira a seguir.

É provável que você também goste:

FGTS: o saque extraordinário é melhor que o saque-aniversário?

Com liberação do FGTS, previsão de crescimento do PIB de 2022 aumenta

Lucro do FGTS vai ser distribuído logo mais; confira regras e data prevista

Entenda o que é o saque extraordinário do FGTS e se você tem direito

Dessa forma, a boa notícia é que talvez você já tenha acesso a esse dinheiro. Isso porque o saque extraordinário do FGTS foi autorizado ainda em abril de 2022. Isso significa que você pode sacar até mil reais das suas contas ativas e inativas do Fundo.

O FGTS foi criado pelo governo brasileiro com o objetivo de proteger o trabalhador, principalmente aquele que é demitido sem justa causa. Assim, todo mês, a empresa é obrigada por lei a depositar 8% do salário mensalmente numa espécie de reserva de emergência, sem que haja desconto no contracheque. Quando demitido, o trabalhador poderia sacar esse valor.

Contudo, hoje existe a possibilidade do saque aniversário do FGTS. Nesse caso, você pode receber uma parte do fundo todos os anos, sempre no mês do seu aniversário. Porém, não tem mais direito ao saque rescisão.

Por fim, no caso do saque extraordinário do FGTS, tem direito ao saque qualquer trabalhador que tenha saldo no seu Fundo. A Caixa Econômica Federal é responsável pelo pagamento, transferindo a quantia para a sua conta no Caixa Tem. Caso você não queira retirar o dinheiro do seu FGTS, é preciso confirmar essa decisão no aplicativo Caixa Tem ou cancelar a operação até 10 de novembro.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o FacebookTwitterTwitchInstagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Eliseu Geisler / Shutterstock.com