Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Saque no cartão de crédito alivia no final do mês, mas não compensa

Sabe quando chega no final do mês e você precisa de um dinheiro extra por estar no vermelho? Então, algumas vezes você chega a conclusão que fazer o saque no cartão de crédito é a única saída? Infelizmente, sacar dinheiro no seu cartão pode sair muito caro. Entenda porque realmente não vale a pena.

Leia também:

Cartão de crédito sem anuidade iPlace permite comprar iPhone em até 24 vezes.

Santander Shell: o cartão de crédito sem anuidade e desconto na gasolina

Como conseguir anuidade grátis do cartão Submarino pra sempre.

Como funciona o saque no cartão de crédito?

O cartão de crédito é uma forma de pagamento excelente, desde que utilizado com cautela. Caso você pague a sua fatura em dia seu cartão de crédito sem anuidade, você não terá custo nenhum. Entretanto, quando as coisas apertam, e você decide fazer um saque, as coisas mudam bastante.

O seu cartão de crédito além de possibilitar fazer compras e parcelar no cartão, também disponibiliza um limite para saque em dinheiro, que pode ser feito facilmente em caixas eletrônicos.

Saque no cartão de crédito não compensa

Acontece que a taxa de juros cobrada por saque no cartão de crédito é a mesma que é cobrada no parcelamento da fatura, com a diferença que você apenas paga juros se atrasar. No caso de um saque, o juros vai sendo contabilizado até o dia de fechamento da fatura, e realmente nunca valerá a pena.

Os juros do cartão de crédito passam facilmente os 10% ao mês na maioria das vezes. Confira um artigo que publicamos anteriormente sobre a taxa de juros no rotativo do cartão de crédito, para ir tirando uma febre. O interessante é sempre consultar o seu contrato antes dessa decisão.

Pode parecer muito fácil não precisar falar com ninguém, ou não ter que solicitar um crédito pessoal, e apenas sacar do caixa eletrônico. Entretanto, compreenda que este dinheiro vai sair muito caro no final das contas, e não valerá a pena para você.

O Nubank, por exemplo, cobra de acordo com o cliente, taxas que variam de 2,75% e 14% ao mês. Além disso, você precisa pagar IOF de 6,38% sobre o valor da operação em saques nacionais, e a tarifa do caixa eletrônico, que normalmente fica entre R$ 2,50 e R$ 15,00. Para saques internacionais, é necessário pagar ainda a conversão da moeda utilizando o dólar PTAX Venda + 4,00%.

Nubank

Considerações finais

Somente decida fazer um saque no cartão de crédito em último caso. Sempre existe a opção de pegar um empréstimo consignado, por exemplo. Evite gastar o seu dinheiro com o pagamento de juros. Especialmente você, que muito provavelmente tenha optado por cartões de crédito sem anuidade, e não tem cabimento pagar juros sem necessidade.

Gostou da notícia?

Então, nos siga em nossas redes sociais como o FacebookTwitter e Instagram. Acompanhe os nossos artigos sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais, financiamentos, empréstimos e tudo relacionado ao assunto das Fintechs.