Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Se você fizer isto, poderá ter o CPF bloqueado

O Cadastro de Pessoa Física (CPF) é o documento mais importante do Brasil, pois corresponde ao número de identificação do cidadão. Ele é individual, intransferível e válido por todo o território nacional. 

Contudo, em determinadas situações a Receita Federal pode bloquear o CPF. Sem o documento devidamente regularizado, você pode ficar sem acesso a inúmeros serviços como abrir uma simples conta no banco ou comprar/vender um imóvel, por exemplo.

Quais motivos levam ao bloqueio do CPF?

  • Irregularidade: quando consta irregularidade no CPF, pode significar que você não tenha enviado alguma
  • Declaração do Imposto Renda da Pessoa Física no período dos últimos cinco anos;

  • Suspensão: aqui, significa que o cadastro pode estar incorreto ou incompleto;

  • Cancelado: neste caso, é possível que haja uma multiplicidade do CPF;

  • Titular falecido: aparece quando for incluído o ano de óbito do titular;

  • NULA: surge quando for constatada alguma fraude nos dados.
  • Para regularizar o CPF, basta acessar o site da Receita Federal e entrar com o pedido de regularização. Porém, é necessário ter Título de Eleitor. Caso não tenha, compareça a uma agência do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal ou dos Correios para solicitar o documento. 

    Sendo assim, confira o passo a passo a seguir:

    1. Acesse o site de Regularização de CPF;
    2. Preencha os dados pessoais e endereço conforme solicitado;
    3. Envie o formulário para a Receita;
    4. Por último, anote o código recebido

    Neste sentido, você ode acompanhar o processo e o status do seu pedido na página da receita. Para isso, não deixe de inserir os dados solicitados.

    Além disso, o prazo de atendimento após o pedido é de até 90 dias. Se o contribuinte não comparecer a solicitação é cancelada.

    Como consultar a situação do seu CPF?

    Para conferir o status do seu CPF, você deve acessar o site da Receita Federal ou o site da Serasa. Assim, a plataforma monitora a situação indicando o score de crédito, dívidas em bancos e empresas, protestos em cartórios, participações em falências, documentos roubados ou problemas na situação cadastral.

    Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

    Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.