Serasa: Como descobrir quais empresas consultaram seu CPF?

0

Muitos consumidores tem curiosidade de saber o que é a famosa consulta que as empresas fazem ao SPC e ao Serasa. Pois bem, essa consulta é feita basicamente para ver se o consumidor tem alguma dívida que não foi paga registrada em seu CPF. Dessa forma, a empresa pode saber se dá para confiar naquele cliente e fazer negócio com ele. Antes de fazer uma venda parcelada, é muito comum que grandes lojas façam consultas ao CPF do cliente. Mas será que é possível descobrir quais empresas consultaram seu CPF? A resposta é SIM, e nessa matéria nós explicaremos como.

É provável que você também goste:

Clientes do Nubank estão sendo vítimas de fraudes em compras no crédito.

5 dicas para usar da melhor maneira o FGTS Emergencial para não ter dor de cabeça no futuro.

Saiba como limpar o nome a partir de apenas R$ 50 no novo site da Serasa

SCPC e Serasa tentam prever a inadimplência futura e dificultam acesso ao crédito

O que é essa consulta na Serasa?

Ao fazer uma consulta ao CPF de um cliente na Serasa, a empresa tem acesso a vários dados, inclusive o score de crédito. O score de crédito é uma pontuação de 0 a 1000 que indica o nível de confiabilidade do cliente. Quanto maior for a pontuação, maiores são as chances de que esse cliente pagará sua dívida.

As empresas costumam consultar o CPF na Serasa por 3 motivos:

  • Conceder crédito e prestar serviços que serão pagos a prazo como: empréstimos, cartões, crediário, consórcios e financiamentos por exemplo;
  • Realizar cotação de seguro de carro ou residencial;
  • Avaliar a venda de bens, como, por exemplo, carro, imóvel, celular etc.

Caso você queira saber seu score de crédito na Serasa, acesse esse link.

Afinal, como descobrir quais empresas consultaram seu CPF?

Como dissemos anteriormente, é possível saber quais empresas consultaram o seu nome, mas apenas aquelas que consultaram seu CPF nos últimos 30 dias.

Para saber quais empresas consultaram seu CPF nos últimos 30 dias na Serasa, você pode solicitar um relatório de duas formas. Primeiramente, nos pontos de atendimento da Serasa Experian. Caso não tenha nenhum ponto de atendimento próximo a você, ou você prefira não sair de casa devido à pandemia do coronavírus, você também pode solicitar o relatório por carta para o seguinte endereço:

Av. Dr. Heitor Jose Reali nº 360, Jardim Nova São Carlos

CEP 13571-385 – São Carlos

A/C Gestão de Requerimentos Administrativos

Depois de receber a carta, a Serasa Experian vai processar seu pedido e emitir um relatório em até 10 dias. Após esse prazo, você receberá uma carta com as informações solicitadas.

Por fim, destacamos que o relatório da Serasa Experian mostra somente as consultas realizadas por empresas nos cadastros da Serasa. Consultas ao seu CPF feitas no SPC, Boa Vista ou Quod não constarão nesse relatório.

Enfim, gostou da matéria?

Então, nos siga no canal do YouTube, em nossas redes sociais como o FacebookTwitter Instagram. Assim acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais,  empréstimos e matérias relacionadas ao mundo de fintechs.

Fonte: site da Serasa Experian.

Imagem destacada: Jo Galvão, via Shutterstock.

Comentários
Carregando...

Este website usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar Leia Mais