Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Serasa projeta uma inflação de 4,8 para este ano; veja as demais estimativas para a economia

Novos dados do Boletim Econômico da Serasa Experian apresentam projeções para a inflação e para os demais indicadores econômicos. Confira!

De acordo com o Boletim Econômico divulgado pela Serasa Experian, a projeção para a inflação deste ano é de 4,8%. Neste momento, a taxa indicada pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) é de 3,5% no ano. No acumulado de 12 meses, chega a 5,19%, com base nos resultados referentes ao mês de setembro. 

Vale lembrar que a meta fixada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) é de 3,25%, podendo oscilar em 1,5 p.p. para cima ou para baixo para ser considerada cumprida. Nesse sentido, as estimativas da Serasa apontam para um cenário que ultrapassa a meta. 

Além da projeção para a inflação de 2023, o Boletim Econômico apresenta as expectativas para os principais indicadores da economia brasileira, tanto para este ano quanto para o próximo. 

Projeções da Serasa Experian para a inflação e demais indicadores

Para 2023, as projeções da Serasa Experian para os principais indicadores econômicos são:

  • PIB: 3%;
  • Inflação: 4,8%;
  • Taxa Selic: 11,75%;
  • Dólar: R$ 5;
  • Desemprego: 7,8%. 

Já para o próximo ano, as estimativas são:

  • PIB: 1,5%;
  • Inflação: 3,8%;
  • Taxa Selic: 9%;
  • Dólar: R$ 5;
  • Desemprego: 7,5%. 

Assim, as estimativas para a taxa de juros do país seguem como o habitual do que se tem observado em projeções realizadas por outros agentes do mercado. Até o final do ano, espera-se mais dois cortes por parte do Copom até que os juros cheguem em 11,75%.

Cubos de madeira apoiados em superfície com setas verde e vermelha em sentido contrário. Ao lado, outro cubo com sinal de % e uma mão segurando outro cubo escrito 2023.
Imagem: Andrzej Rostek / shutterstock.com

Estimativas para os setores 

Por meio do Boletim, a Serasa ainda apresenta as estimativas para os setores da economia. Desse modo, na última edição, foi alterada a projeção para o setor de Serviços, passando de 1,5% para 2% após crescimento observado no último mês.  

Veja também:

Varejo segue em crescimento e Serviços desaceleram; saiba mais

Além disso, para a Indústria, mesmo diante de resultados mais favoráveis, foi mantida a projeção de alta de 1% para este ano. Para 2024, o patamar também se manteve em 1,4%. Por fim, para a área de Serviços, as projeções são 3,5% em 2023 e de 2% em 2024.

Imagem: Andrzej Rostek / shutterstock.com