Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Serviço Siga-me, do WhatsApp, está sendo utilizado para roubo da conta

Confira mais sobre este tipo de golpe e como se proteger.

0

Um novo golpe de WhatsApp está preocupando muita gente. Trata-se de uma fraude realizada através do serviço “Siga-me”, do aplicativo mensageiro. Recentemente, o pesquisador de segurança da informação, Shobhit Sharma, explicou o golpe em sua conta do Twitter.

Segundo ele, trata-se basicamente de mais um crime de engenharia social. Portanto, para saber mais sobre esse tipo de golpe que acaba no roubo da sua conta, confira a seguir!

É provável que você também goste:

Como evitar golpe no pagamento por aproximação com o cartão de crédito

Usuários poderão pedir Uber pelo WhatsApp. Confira

Serviço Siga-me, do WhatsApp, está sendo usado para roubo da conta

Dessa forma, segundo explicou Shobhit, neste tipo de golpe o criminoso convence a vítima a ligar para uma sequência de números que ativam o “Siga-me”. Contudo, a vítima não percebe que houve desvio da linha, e é então que os golpistas aproveitam a chance para ativar o WhatsApp e roubar a conta.

Originalmente, o app envia o código de confirmação pelo aplicativo via SMS. Mas, nesse caso, existe uma opção para receber a senha via ligação.

Desse modo, como há o desvio de todas as chamadas, os criminosos atendem a ligação com o PIN de uso único. A partir desse momento, o WhatsApp é desativado do smartphone da vítima e passa para o celular do golpista. Com isso feito, é fácil cometer diversos outros tipos de golpes, como pedir dinheiro para outros contatos, por exemplo.

Por fim, segundo os especialistas, uma das formas de evitar este problema é ativar a autenticação de dois fatores no WhatsApp. Esse recurso ativa uma senha de seis números, que você deve inserir no momento da instalação do aplicativo. Isso dificulta a ação dos criminosos e impede o fácil acesso à sua linha e sua conta do WhatsApp.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o FacebookTwitterTwitchInstagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: oasisamuel / Shutterstock.com

Este website usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar

Fechar