Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Site ajuda a identificar se você está superendividado; saiba mais

Participe do mutirão online e receba orientações para lidar com o superendividamento. Ajuda está disponível!

A partir desta terça-feira (21), a Associação Nacional de Assistência aos Superendividados (Anas) promove um importante evento de auxílio aos consumidores fluminenses: um mutirão on-line para identificação de superendividamento. Assim, este serviço estará disponível até o próximo dia 28, visando oferecer um diagnóstico acurado sobre a situação financeira dos participantes.

De acordo com a Lei do Superendividamento (14.181/2021), uma pessoa é considerada superendividada quando mais de 35% da sua renda mensal é destinada ao pagamento de dívidas não relacionadas à moradia ou veículos. Um sinal adicional de alerta é o comprometimento acima de 5% da renda mensal apenas com o cartão de crédito.

Como o superendividamento afeta os cidadãos do Rio?

De acordo com a última Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), realizada pela Confederação Nacional do Comércio (CNC) em abril deste ano, 25,8% dos cariocas possuem contas em atraso, enquanto 18,9% admitem não ter condições de quitá-las. 

Dessa forma, esse cenário evidencia uma necessidade urgente de intervenções eficazes para reverter essa tendência preocupante.

Veja também:

Revisão do FGTS pode te render um bom dinheiro. Veja se você se encaixa!

Sérgio Gradovski, presidente da Anas, destacou ao EXTRA os benefícios do mutirão. Para os consumidores, há a vantagem de obter um mapeamento preciso da sua situação financeira e orientações sobre como gerenciar melhor os gastos. Para o sistema judiciário, espera-se uma redução no número de processos relacionados a dívidas, já que os consumidores terão melhor suporte para gerir suas finanças.

lei do superendividamento
Imagem: fizkes / Shutterstock.com

Como utilizar a ferramenta

Por fim, confira o passo a passo para realizar a consulta por meio da ferramenta da Anas e conferir se você está superendividado:

  • Acessar o site anas.org.br;
  • Clicar em “Faça seu cálculo gratuito”;
  • Fornecer as informações solicitadas;
  • Utilizar a calculadora do site para detalhar seus gastos e dívidas;
  • No final, o sistema apresentará um percentual de endividamento que indica se você está superendividado ou não.

Imagem: fizkes / Shutterstock.com