O site Não Me Perturbe foi liberado hoje (16) para o cadastro bloqueio de chamadas de telemarketing das empresas Algar, Claro, Oi, Nextel, Sercomtel, Sky, TIM e Vivo. A iniciativa é oriunda de um acordo entre as operadoras e a Anatel em respeito ao cidadão. Até as 17 horas de hoje, cerca de 620 mil pessoas já se cadastraram na plataforma. Na noite desta terça-feira (16), o site Tecmundo publicou uma matéria sobre o vazamento da chave de e-mail, que deixa os internautas vulneráveis. Entenda.

É provável que você também goste:

Banco do Brasil e Visa se unem para tornar transações online no débito 10 vezes mais rápida.

Truques fundamentais para fazer um empréstimo pessoal sem consulta ao CPF.

Saiba como usar o site Não Me Perturbe e bloquear ligações de telemarketing.

Site Não Me Perturbe vaza chave de email deixando mais de 620 mil pessoas vulneráveis

A denúncia sobre o vazamento foi feita diretamente ao Tecmundo através de uma fonte anônima. Para um melhor entendimento, o Sendgrid é um serviço de e-mail baseado em nuvem que fornece uma entrega de e-mail transacional, escalabilidade e análise em tempo real confiáveis com APIs flexíveis que facilitam a integração personalizada, informa o site da Microsoft Azure.

Tendo posse da chave, um usuário malicioso poderia utilizá-la para enviar e-mails se passando pelo site. Ou seja, fornecendo todas as validações de segurança que um e-mail real enviado pelo site teria, explica a publicação.

Provavelmente um ataque de Phishing poderia ser feito, utilizando a simulação de um e-mail do Não Me Perturbe. Ademais, incluindo domínio e credenciais, para roubar dados pessoais e até mesmo financeiros de um cidadão. Estes dados poderiam ser utilizados posteriormente em ações de engenharia social.

O Tecmundo entrou em contato com a Anatel e procurou contato com as operadoras envolvidas para buscar um posicionamento e solução para o problema, mas até o momento nenhuma empresa se posicionou a respeito.

Enfim, gostou da notícia?

Então, siga Seu Crédito Digital no Google News. Assim, receba em primeira mão notícias sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais, empréstimos e tudo relacionado ao assunto de fintechs.

Via Tecmundo