Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

SPC e Serasa são a mesma coisa? Qual é a diferença?

Solucionamos essa dúvida que muitos possuem; Entenda as diferenças entre SPC E Serasa, além de qual a melhor plataforma para consultar

É comum que muitos confundam o SPC e a Serasa, além de acharem que os dois possuem a mesma finalidade. No entanto, não é bem assim. Apesar de se tratar de duas instituições financeiras ligadas ao crédito, eles possuem algumas diferenças.

este artigo, vamos esclarecer as principais diferenças entre esses dois serviços de proteção ao crédito, bem como explicar como funciona cada uma delas.

Diferenças entre SPC e Serasa

A principal diferença entre o SPC e a Serasa está na forma como eles coletam informações. Enquanto o CNDL gere o SPC e reúne informações do comércio de todo o país, a Serasa é uma empresa privada que reúne dados de pessoas físicas e jurídicas de diversas fontes, incluindo lojas, bancos e instituições financeiras.

Outra diferença está no acesso para consultas sobre dívidas em instituições bancárias. A Serasa tem mais acesso do que o SPC nesse sentido.

Vale lembrar que esses serviços atuam como monitores e protetores do crédito, reunindo informações e dados sobre compradores no Brasil. Algumas dessas informações são: CPF, nome, telefone e outras informações relevantes. Então, caso uma pessoa possua dívida com uma instituição financeira e não a pague, ela pode ser informada ao SPC ou à Serasa, o que a torna inadimplente.

O que é o SPC?

O SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) é um banco de dados gerenciado pelo sistema CNDL (Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas) que reúne informações sobre consumidores que possuem dívidas com o comércio em todo o país. O objetivo do SPC é oferecer soluções para os lojistas.

Os nomes que constam na base de dados do SPC são, em sua maioria, de pessoas que compraram algum bem ou serviço no comércio e não pagaram. O SPC age como uma espécie de monitor de crédito. Além disso, ele oferece informações para lojas e bancos para protegê-los de clientes que não possuem boas práticas de pagamento.

O que é a Serasa?

Já a Serasa é uma empresa privada que também atua como um birô de crédito. Ela reúne informações enviadas por lojas, bancos e instituições financeiras sobre pessoas físicas e jurídicas e como elas pagam e compram no mercado.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a Serasa não é um órgão governamental. Ao contrário, ela é uma empresa privada que oferece soluções de crédito, certificação e consulta de dados para companhias de todos os segmentos.

Imagem: Leremy / Shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital