Supermercados: ranking apresenta os melhores do setor; confira
Ranking anual da ABRAS apresenta as melhores redes de supermercados em atuação no país no último ano. Saiba mais!
A Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) realizou uma ampla pesquisa sobre o setor no país. Os dados foram compilados em uma nova revista digital, que pode ser acessada gratuitamente. Dentre as informações disponíveis, está o ranking com as melhores empresas.
Trata-se da 46ª edição do estudo. O ranking atua no monitoramento do desempenho e das principais atividades dos supermercados do país, sendo considerado uma referência em todo o Brasil.
De acordo com o presidente da ABRAS, João Galassi, são mais de 28 milhões de consumidores que passam nas grandes lojas dos supermercados diariamente. Ademais, em 2022, o setor apresentou um faturamento de R$ 695,7 bilhões. Continue a leitura e saiba mais.
10 melhores supermercados
Agora, veja os 10 primeiros colocados no ranking desenvolvido pela ABRAS que trata sobre o setor supermercadista do país.
- Carrefour;
- Assaí Atacadista;
- Grupo Mateus;
- GPA;
- Supermercados BH;
- Grupo Muffato;
- Grupo Pereira;
- Cencosud Brasil;
- Mart Minas;
- DMA Distribuídora.
Assim sendo, vale ressaltar que a pesquisa aborda atacarejo, supermercado convencional, hipermercado, loja de vizinhança, loja de conveniência, loja de container/condomínio e e-commerce.
Expansão do setor
Ainda com base nos resultados apresentados pela ABRAS, o setor corresponde a 7,03% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. No ano passado, no que se refere à geração de empregos, foi registrado um crescimento no número de colaboradores e o total chegou a 3,2 milhões, diretos e indiretos.
Além disso, em relação ao número de lojas, também foi possível verificar um avanço na comparação anual. No período analisado, o número de lojas passou de 92.588 para 94.706, que atendem mais de 28 milhões de consumidores.
Veja também:
Confira 8 profissões com salário de mais de R$ 5 mil que pedem somente o ensino médio
Diante desse cenário, Roberto Butrageño, diretor da NielsenIQ, empresa que realiza a pesquisa em conjunto com a ABRAS, afirmou que “O consumidor compra em nove canais diferentes, com crescimento do e-commerce e do atacarejo, pois ele procura por canais com melhor preço e mais alternativas de compra.”
Imagem: Makistock / shutterstock.com