Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Brasil deve voltar a ter juros básico acima de 10% nesta semana

A reunião do Copom ocorre nesta terça (1º) e quarta-feira (2)

0

A taxa de juros básica da economia, a chamada taxa Selic, deve ter um aumento nesta semana. Nos últimos meses, a taxa vem tendo altas ininterruptas, e a expectativa é que a taxa chegue muito em breve ao patamar de 10 dígitos. Ou seja, acima de 10% ao ano. A reunião do Copom que deve elevar a taxa ocorre nesta terça (1º) e quarta-feira (2). Então, para saber mais, confira a seguir.

Brasil deve voltar a ter taxa Selic acima de 10% nesta semana

Dessa forma, de acordo com os economistas, a expectativa do mercado é que a taxa avance dos atuais 9,25% para 10,75% ao ano. Se isso for confirmado, será a primeira vez desde julho de 2017 que a taxa ficará em dois dígitos. Na ocasião, a Selic estava em 10,25% ao ano.

Vale lembrar que o ciclo de alta dos juros começou em março de 2021, quando a Selic subiu da mínima histórica de 2% para 2,75% ao ano. E, desde lá, foram 7 altas seguidas, atingindo o maior patamar visto em quatro anos. Além disso, devido ao aumento, os juros bancários tiveram em 2021 a maior alta em seis anos, atingindo 33,9% ao ano. O juro rotativo do cartão de crédito também subiu de forma considerável, chegando a 350% ao ano.

Por fim, espera-se mais aumentos da Selic neste ano. A previsão é que a taxa suba para 11,75% ao ano, no próximo mês de março, e que volte a a cair somente no começo de 2023. Segundo o Banco Central, a alta da Selic tem sido feita para elevador os juros e combater a inflação, que atingiu 10,06% ao ano em 2021, a maior em seis anos.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o FacebookTwitterTwitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de créditoempréstimosfintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Andrey_Popov/shutterstock.com

Este website usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar

Fechar