Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Conheça os três novos benefícios que serão liberados pelo INSS

Segurados do Instituto Nacional do Seguro Social poderão contar com algumas novidades para auxiliar nessa crise.

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vai fornecer mais benefícios aos seus segurados. Em suma, devido à crise causada pelo coronavírus no Brasil, o governo federal está preocupado com os beneficiários do INSS. Dessa forma, o governo estuda autorizar três novos benefícios para aposentados e pensionistas. 

Você pode gostar também:

Banco24Horas poderá receber depósitos de fintechs e bancos digitais 

IR 2021: Como consultar o Informe de Rendimentos do INSS

Milhões de brasileiros podem ficar sem os benefícios do INSS

Sobre os três novos benefícios do INSS

O governo constatou que a maioria dos beneficiários faz parte do grupo de risco na pandemia. Sendo assim, é prioridade protegê-los de maiores danos. 

A seguir, confira quais os três novos benefícios em processo de aprovação. Os mesmos vão valer tanto para os assegurados quanto para quem solicitar auxílio.

1 – Suspensão da perícia para auxílio-doença

O primeiro dos três novos benefícios abrange quem precisa do auxílio-doença e auxílio-acidente. Dessa forma, o Congresso quer permitir que não seja necessário mais a perícia médica presencial. 

Sendo assim, a avaliação será por meio dos documentos apresentados. Essa medida deve valer até o dia 31 de dezembro de 2021.

Devido à pandemia da covid-19, muitas agências fecharam. Assim, sem a perícia presencial, seria possível evitar aglomeração nas agências que estão abertas. Essa suspensão depende apenas da aprovação do presidente.

2- Aumento na margem consignável

Outro benefício que aguarda avaliação do presidente vem a ser o aumento da margem do crédito consignado. Esse, destina-se aos aposentados e pensionistas do INSS. Com a aprovação da MP 1006/20, o limite consignável seria de 40%, ao invés de 35%.

Assim sendo, os assegurados poderiam usar 35% em empréstimos, e os outros 5% no cartão de crédito. Atualmente, o limite é 30% para empréstimos, e 5% para o cartão.

Além dos aposentados e pensionistas do INSS, militares e servidores públicos também poderiam usufruir desse mesmo benefício. A validade da medida também deve ser até 31 de dezembro de 2021.

3 – Antecipação do 13º salário do INSS

Embora já tenha sido anunciada, a antecipação do 13º dos beneficiários do INSS ainda não recebeu aprovação. Contudo, falta ainda o ok do Orçamento Geral da União para 2021, que ainda não aconteceu.

A expectativa é que o Orçamento receba autorização nos próximos dias, permitindo assim, a antecipação das parcelas do 13º salário para abril e maio.

Enfim, o que achou dos três novos benefícios do INSS?

Siga o Seu Crédito Digital no YouTube, Facebook, Twitter, Instagram e Twitch. Assim você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos etc. Siga a gente para saber mais!

Imagem: rafapress/shutterstock