Usar o cartão de crédito em vez de dinheiro aumenta o score?

0

O seu score é composto por suas informações cadastrais, tanto as negativas quanto as positivas, além de informações sobre seu comportamento de compra e suas solicitações de crédito, disponíveis na base de dados dos birôs de crédito no momento da consulta. Mas afinal, será que usar o cartão de crédito em vez de dinheiro aumenta o score?

É provável que você também goste:

Cliente perde R$ 12 mil com golpe do falso funcionário do Nubank

Cuidado com o golpe da troca de cartões e o roubo de celulares no Carnaval 2020.

Projeto de Lei permite CNH grátis e fim de autoescola obrigatória.

Como o cartão de crédito influencia no score?

Toda pessoa adulta tem um perfil de crédito, que é mantido pelas agências de relatórios de crédito, os chamadas birôs, como o Serasa Experian, Boa Vista SCPC, Quod e SPC Brasil. Esse perfil contém informações sobre todas as suas contas de cartão de crédito, se você paga em dia, os empréstimos que você já solicitou, financiamentos etc. Tudo o que você gasta e consome compõe sua pontuação de crédito, o famoso score.

Seu score é afetado positivamente pelo uso responsável do crédito, como histórico de pagamentos pontuais, manutenção de cartões de créditos e outras contas, além do acesso ao crédito por um longo período de tempo. Por outro lado, seu score é afetado negativamente por atraso ou inadimplência, ou ainda quando você não tem muito histórico de crédito, como no caso de não ter cartões.

Usar o cartão de crédito em vez de dinheiro aumenta mais o score

Usar e pagar seu cartão de crédito pontualmente todos os meses faz com que seja contado como algo positivo no seu score. Ou seja, o uso consciente de crédito ajuda a criar e aumentar seu score. Quando chegar a hora de solicitar um empréstimo importante ou um financiamento, você tem mais chances de ser aprovado com uma taxa de juros baixa se tiver um score de crédito positivo. Entretanto, é importante ter em mente que o uso de um cartão de débito, por outro lado, não afeta seu histórico de crédito.

Isso porque os birôs de crédito não podem contar para o seu score seus pagamentos no débito ou no dinheiro, apenas no crédito. Portanto, vale mais a pena pagar suas contas no cartão de crédito em vez de dinheiro ou no débito.

Quanto mais você usar crédito, mais previsível será para os credores. Portanto, quanto antes você contratar um cartão de crédito e usá-lo com responsabilidade, melhor. Mas claro, não é uma boa ideia abrir cartões de crédito apenas para obter um bônus no score e depois fechá-los.

Use o cartão de crédito em vez de dinheiro de forma inteligente

Em vez de substituir um cartão para outro, encontre um cartão que atenda às suas necessidades e guarde-o. Sempre que você abre uma nova conta de crédito ou fecha uma antiga, diminui a idade média de suas contas, o que pode prejudicar sua pontuação de crédito. A história do seu cartão de crédito é responsável por cerca de 15% da sua pontuação no score.

Se você já tem um cartão de crédito, use ele o máximo possível. Se você gastar e pagar sempre em dia, mostrará ao sistema financeiro que tem dinheiro e é responsável com suas contas. A regra é usar pelo menos 30% do limite do seu cartão, mas quanto mais, melhor (lembrando sempre de pagar em dia).

Já o uso dos cartões de crédito de forma imprudente pode prejudicar seu score, embora não prejudique os cartões de crédito. Por outro lado, o uso responsável do cartão de crédito pode ajudá-lo a aumentar sua pontuação no score, além de evitar que você precise pagar juros por atraso das dívidas.

Enfim, gostou da matéria?

Então, siga o nosso canal do YouTube, e nossas redes sociais como o FacebookTwitter e Instagram. Assim acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais, empréstimos e matérias relacionadas ao assunto de fintechs.

Imagem: Steve BuissinnePixabay 

Comentários
Carregando...