Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Quais as vantagens da moeda digital para o Brasil?

A criação do Real digital pode trazer muitos benefícios.

0

Com o avanço da tecnologia e das inovações do sistema financeiro, o Banco Central (BC) estuda criar uma moeda digital para o Brasil. O projeto, embora traga muitos benefícios, também é um verdadeiro desafio para o órgão regulamentador. Confira aqui quais as vantagens da moeda digital para o Brasil.

É provável que você goste também:

Grupo Decolar abre 100 vagas de emprego no Brasil; saiba como se candidatar

Com a LedBox, motoboys podem ganhar até R$ 1.100 como “outdoor”

O que significa um pix enviado “em processamento”?

De trocas de mercadorias à moedas

O dinheiro como é conhecido hoje percorreu um longo caminho até aqui. O homem primitivo, ao buscar satisfazer as suas necessidades, deu início ao escambo; ou seja, a troca de mercadorias. Por muitos séculos, esse sistema perdurou, até que evoluiu para a criação de um padrão único para as trocas. Exemplo disso é o sal, que deu origem à palavra salário. 

Já no século VII a.C, foram criadas as moedas, que tinham os valores inscritos em metal. Com elas, o preço de cada mercadoria era estabelecido de acordo com o número de moedas que demarcavam a quantidade necessária para o pagamento de cada bem.

Depois disso, cada reino ou cidade-estado criou a sua moeda própria, e estampou nelas o rosto de monarcas. Assim, o Estado ficou conhecido com base na quantidade de barras de ouro que casa tesouro nacional possui. Atualmente, esse mecanismo permanece praticamente intacto. Houve apenas a pequena variação que foi a introdução de cédulas-papel. Contudo, a tecnologia tem proporcionado o surgimento das criptomoedas. 

Ao contrário do que muitos pensam, as criptomoedas não são moedas, mas sim ativos digitais criados com base em algoritmos e recursos de programação. Elas não existem fisicamente e oobjetivo tecnológico por trás do criptoativo chamou a atenção dos Tesouros Nacionais, que começaram a cogitar a possibilidade de criar uma moeda digital. 

Essa proposta dá mais um passo na evolução do sistema financeiro mundial. O assunto tem chamado atenção, em especial, de países como a China, que inclusive já implantou a sua moeda digital. Além disso, os Estados Unidos pretendem implementar até 2025 o dólar digital. 

Quais as vantagens da moeda digital para o Brasil?

Diferentemente dos criptoativos, as moedas digitais têm o controle do Estado. Ou seja, existe uma emissão soberana, um poder liberatório das obrigações e circulação forçada. Isso faz com que o uso da moeda digital se torne recorrente no Brasil. Dessa forma, o Real como conhecemos hoje pode simplesmente deixar de existir e dar lugar ao Real Digital

De certa forma, a desmaterialização da cédula de dinheiro, por meio do dinheiro de plástico, já existe. Exemplo disso é o uso do cartão de crédito e débito. Sendo assim, isso não seria uma novidade monstruosa.

A grande diferença é que a moeda digital e o criptoativo circulam em uma rede (Blockchain) desregrada, e que não tem referencial a um Tesouro. Dessa forma, pode ter um risco de quebra de confiança dos seus usuários por não haver um mínimo valor de troca efetivo para aqueles algoritmos. 

Já com a implantação do Real Digital, o risco passa a ser do BC e o valor de troca fica referenciado ao Tesouro Nacional Brasileiro. Essa proposta inclui muitos benefícios, mas contém desafios. A mais importante vantagem sem dúvida é o impacto no comércio internacional.

A intenção do BC é que a novidade possibilite a interoperabilidade e a integração. Assim, a instituição espera que a moeda possa ser usada em pagamentos internacionais. Dessa forma, beneficiaria, e muito, um país exportador como o Brasil.

Além disso, a moeda digital é lastreável, o que reduz as possibilidade de uma lavagem de dinheiro. Outra vantagem, é que o papel-moeda é caro, pois a impressão de cédulas e de metal tem um custo alto para a União. Por outro lado, com o Real Digital, esse custo não existiria. Por fim, a moeda digital reduziria os assaltos a bancos e comércios

Enfim, gostou da matéria?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: ESB Professional / Shutterstock.com

- Publicidade -

Comentários
Carregando...