Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

O que significa um pix enviado “em processamento”?

Confira os motivos desse tipo de problema e as possíveis soluções.

Alguma vez você já tentou enviar um pix e recebeu uma mensagem que ele estava “em processamento”? Esse termo gera muitas dúvidas nos usuários, afinal de contas, muitas pessoas não sabem se isso é um problema ou não. No entanto, quando esse termo aparece, a solução é bem simples e parecida em todos os bancos. Confira abaixo o que é isso e como proceder. 

É provável que você goste também:

Brasileiros preferem usar o cartão ao sistema de pagamentos Pix

Como não ser mais uma vítima do golpe do Pix agendado

URGENTE: Nubank confirma Anitta como nova membro do Conselho

O que significa um pix enviado “em processamento”?

Pix enviado em processamento é uma mensagem do serviço que pode aparecer após efetuar uma transferência de dinheiro. Devido à implantação recente do sistema, essa frase gera dúvidas entre os usuários. 

Apesar da sua eficiência e praticidade, por vezes o sistema apresenta falhas. Dessa forma, o envio “em processamento” é uma das coisas que mais afeta a sua credibilidade. A principal função do pix é ser uma forma de pagamento instantâneo. Mas então por que aparece esse termo?

O motivo é que os pagamentos e transferências ocorrem por meio de um sistema. Assim, como em todos os sistemas, é normal que o mesmo apresente falhas. Por isso, em qualquer operação via pix, pode aparecer essa mensagem sobre o processo de envio. 

A instabilidade é um dos principais fatores da falha. Entretanto, nota-se que isso ocorre de forma cada vez menos frequente. De acordo com os usuários, esse erro não acontece por um período logo. Ou seja, pouco tempo após a falha, o usuário pode tentar novamente o processo e conseguir fazer o pix normalmente. 

No entanto, há outros fatores que podem acarretar em falha no envio

A falha de pix em processamento pode ocorrer por conta de outros fatores. Os aplicativos das instituições financeiras podem ser a causa do problema também. É dito isso porque existe a chance de que eles fiquem lentos, fazendo assim com que não tenham concluam o processo de forma ágil. 

Sendo assim, recomenda-se reiniciar o celular para ver se o mesmo volta ao normal. Além disso, é importante conferir a conexão da internet. Em muitos casos, os processos não são concluídos porque a internet está instável. 

Por fim, vale ressaltar que o pix só funciona se o celular suportar o app do banco. Além disso, a internet não pode oscilar. Por isso, sempre que houver falha, é importante se certificar que o aplicativo e a rede estão funcionando. 

Enfim, gostou da matéria?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Boryana Manzurova / Shutterstock.com