Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Veja as novas regras para tirar a CNH

0

Novas regras começaram a valer este ano (2022) para quem tirar ou renovar a CNH (Carteira Nacional de Habilitação). As mudanças alteram os prazos para renovação, o modelo, categorias, entre outros itens.

Com essas novas regras, o DETRAN (Departamento de Trânsito do Estado do Rio de Janeiro) ajudará o condutor a se lembrar de renovar a carteira. Ele irá informar o vencimento com antecedência de 30 dias para que assim o motorista tenha tempo hábil para solicitar a renovação.

É provável que você também goste:

DPVAT: motoristas não precisam pagar o seguro em 2022

Crise gerada pela pandemia deixou IPVA mais caro; entenda

Brasil vai ter nova carteira de motorista em 2022

O DETRAN também diz que será obrigatório estar com todas as dívidas quitadas no nome do motorista para poder renovar a carteira. Veículos constatados no nome do condutor com IPVA atrasado, multas, entre outras dívidas, também impedem a renovação.

Prazo para renovação da CNH

O prazo para renovar a carteira de habilitação mudou e será necessário ficar atento à validade. Veja abaixo.

  • Para quem tirar a CNH em 2022 e tiver até 50 anos – 10 anos;
  • Motorista com idade entre 50 e 70 anos –  5 anos;
  • Motorista com idade de 70 anos ou mais – 3 anos.

CNH – Categorias 

O novo código manteve as 5 categorias do documento. Veja:

  • Categoria A – veículo com motor de 2 ou 3 rodas;
  • Categoria B – veículo com motor, que não esteja na Categoria A, com 9 lugares no máximo e possua até 3 toneladas e meia;
  • Categoria C – veículo para transportar carga que possua mais de 3 toneladas e meia;
  • Categoria D – veículo para transportar passageiros com mais de 9 lugares (com motorista). Possuir 21 anos, ter dois anos de categoria B e um de categoria C;
  • Categoria E – veículos incluídos nas categorias B, C e D. Possuir mais de 6 toneladas (trailer, reboque, semirreboque) ou lotação maior que oito lugares.

Qual é o valor para renovação?

O valor da renovação dependerá do DETRAN, sendo de acordo com os estados e conforme a necessidade do condutor. O valor deve variar entre R$ 60 e R$ 216, mas lembrando que alguns exames serão necessários para a renovação, tais como psicológicos e de aptidão mental e física.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então, siga-nos no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: rafapress / Shutterstock.com

Comentários do Facebook

- Publicidade -