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Veja como contestar uma compra no cartão do Itaú

Teve o cartão clonado? Saiba o que fazer na hora de contestar a compra no cartão Itaú, confira os procedimentos e o tempo de retorno!

De acordo com estudos realizados pela Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN), o índice de vítimas de cartão clonado em 2022 foi de três a cada dez pessoas. Nesses casos, a vítima precisa alertar o banco e, para isso, o Itaú tem algumas etapas para contestar compras no seu cartão de crédito

O cliente pode realizar o procedimento tanto por meio do aplicativo do banco quanto pelo Itaú Cartões. Assim, após a solicitação, há um tempo de análise para verificar sobre o pedido. Veja como fazer a seguir!

Como contestar compras no cartão Itaú?

Quando o cliente não reconhece um valor ou empresa na sua fatura do cartão de crédito do Itaú, ele tem direito a contestar com o banco em até 90 dias após a compra. Os procedimentos para o serviço variam conforme o aplicativo usado para a solicitação de análise.

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Duas mãos segurando celular com aplicativo do Itaú na tela.
Imagem: Diego Thomazini / Shutterstock.com

Pelo Itaú cartões:

Caso o cliente deseje contestar a compra por meio do aplicativo Itaú Cartões (disponível para Android ou iOS), ele precisa cumprir as seguintes etapas: 

  • Fazer login no app e clicar em “Serviços”, na parte inferior da tela; 
  • Selecionar “Contestar compra” e indicar qual é a cobrança suspeita; 
  • Reportar o problema e selecionar “Não reconheço essa compra”, se for o caso; 
  • Confirmar os dados e descrever o ocorrido; 
  • Informar dados para contato e seguir as orientações.

Com esse procedimento, o banco bloqueia o seu cartão por questões de segurança, implicando também no bloqueio do acesso ao app. Portanto, para reativar, o cliente pode acessar com outro cartão Itaú de sua titularidade, ou aguardar a chegada da nova via, dentro de 5 a 20 dias úteis. 

Pelo aplicativo Itaú:

Para realizar o procedimento diretamente no aplicativo do banco, o cliente precisa:

  • Logar no aplicativo (disponível para Android ou iOS); 
  • Ir em “Produtos” e depois “Cartões”; 
  • Selecionar “contestar compra” e indicar a cobrança indevida; 
  • Reportar o problema e selecionar o caso que melhor se adequa à situação; 
  • Confirmar seus dados e descrever o ocorrido; 
  • Informar dados de contato e ler os próximos passos.

Assim como ocorre por meio do acesso pelo Itaú Cartões, o cliente que contestar uma compra terá o cartão bloqueado. Ademais, a nova via chega no mesmo prazo, porém sem o bloqueio do aplicativo. 

Análise da contestação 

Por fim, após os procedimentos, o banco leva de 45 a 120 dias para verificar o caso. Dependendo da situação, o cliente deverá enviar documentos para provar que a cobrança não pertence a ele. O contato para atualizações ocorre por celular ou e-mail. 

Imagem: Marcos Mesa Sam Wordley / shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital