Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Veja como encontrar suas notas de corretagem Nubank e NuInvest

Entenda como encontrar as notas de corretagem no NuInvest e antecipe a sua organização para o Imposto de renda.

Com o início de fevereiro, a declaração do Imposto de Renda (IR) já começa a ser uma preocupação para quem realizou investimentos na Bolsa de Valores em 2022. Desta forma, um documento de extrema importância para os investidores do mercado acionário é a nota de corretagem.

O documento — disponibilizado em todas as corretoras após a compra e/ou venda de ativos na bolsa de valores — é considerado essencial para a declaração do imposto, por reunir todos os dados sobre as negociações de ativos ao longo do ano anterior. 

Para quem investe em ativos de bolsa de valores através do Nubank ou NuInvest, as notas de corretagem são disponibilizadas no site da NuInvest, corretora de investimentos da instituição bancária. Ao acessar o site da fintech, basta seguir o passo a passo abaixo para encontrar suas notas de corretagem:

  • Acesse o site da NuInvest;
  • Em seguida, clique na seção “Mais”;
  • Vá à página “Relatórios”;
  • Clique em “Notas de Negociação”; 
  • Selecione o período que deseja visualizar (de 01/01/2022 a 31/12/2022, por exemplo);
  • Clique nos documentos para visualizar.

No caso da NuInvest, que não cobra taxa de corretagem para negociações no mercado acionário, as notas são emitidas gratuitamente.  

Qual a importância das notas de corretagem?

Embora muitos investidores esqueçam de emitir suas notas de corretagem ao longo do ano, este é um documento de extrema importância para quem negocia no mercado acionário. O documento, também chamado de nota de negociação, representa um extrato de todas as transações efetuadas em Bolsa — incluindo ativos como ações e fundos imobiliários (FIIs), por exemplo.

Considerando isso, o documento é essencial para a declaração do Imposto de Renda, já que a negociação de qualquer ativo no mercado de capitais é obrigatória pela Receita Federal. Assim, é como se a corretora fizesse um “resumo” de todas as suas negociações ao longo do ano, facilitando a declaração da movimentação no ano seguinte. 

Quais informações constam na nota de corretagem?

Toda nota de corretagem traz informações como a data da operação, a quantidade de ativos negociados no pregão, o preço pago/recebido pelo investidor na operação e as taxas envolvidas na negociação, como o pagamento de emolumentos e a taxa de corretagem. Ao final, o investidor verá o valor final e conseguirá verificar se houve lucro ou prejuízo em suas operações.

Com todas estas informações em mãos, o investidor conseguirá não só declarar os ativos que possui em carteira para a Receita Federal com mais tranquilidade, como também as quantidades corretas e os seus preços.

De olho no leão o ano todo

Embora o documento só seja efetivamente utilizado na declaração do Imposto no ano seguinte, vale ressaltar que é essencial que o investidor acesse e baixe todo mês as suas notas de corretagem.

Isso pois, além de ajudar o investidor a ter um controle melhor de sua carteira de investimentos, a consulta mensal também facilita a organização do próprio Imposto de Renda. Assim, evita-se que as consultas e a declaração tenham de ser feitas de forma apresada.