Veja se você tem direito a receber grande quantia em Pix do Governo na sexta-feira (29)
Um novo pagamento será feito na próxima semana e você poderá receber uma grande quantia via Pix. Saiba mais!
A próxima sexta-feira, dia 29 de setembro, será de liberações para muitas pessoas. Acontece que vai ocorrer o pagamento do 5° e último lote de restituição do Imposto de Renda 2023, beneficiando contribuintes que optaram pelo recebimento do benefício via Pix e outros grupos considerados prioritários.
Nesta sexta-feira (22), a Receita Federal liberou a consulta ao quinto lote. Dessa forma, os contribuintes já podem verificar se vão receber a grande quantia que será liberada na próxima semana. Nesse contexto, deve-se lembrar que, entre o primeiro e quarto lote, o Governo Federal já pagou mais de R$ 25 milhões.
Pix no dia 29 de setembro: quem vai receber?
Além dos contribuintes que optaram por receber a restituição via Pix, estão na lista de grupos prioritários idosos acima de 80 anos e indivíduos com idade igual ou superior a 60 anos. Pessoas com deficiência física, mental ou moléstia grave também ganharão o quinto lote de restituição.
Veja também:
Ótima notícia para o seu bolso: conta digital aumenta rendimento para 103% do CDI
Ademais, os contribuintes cuja principal fonte de renda seja o magistério e aqueles que utilizaram o modelo de declaração pré-preenchida também serão contemplados pelo último lote. Enfim, vale lembrar que os demais cidadãos receberão após os grupos prioritários.

Como consultar o 5° lote de restituição do IR?
Golpistas podem aproveitar o grande interesse pelo 5° lote de restituição do IR. Sendo assim, para evitar golpes e conferir se tem direito a alguma fatia do grande pagamento (seja via Pix ou conta bancária), a pessoa precisa:
- Acessar o site da Receita;
- Localizar, ao lado da área “Meu CPF”, a opção “Imposto de Renda” e tocar sobre ela;
- Ir para “Consultar minha restituição” e aguardar o redirecionamento para outra página;
- Tocar sobre o botão “Iniciar” para ingressar no sistema de consulta;
- Digitar o número de CPF e data de nascimento;
- Escolher um ano de exercício (entre 2008 e 2023);
- Assinar o campo “Sou humano” se for necessário;
- Clicar em “Consultar”.
Imagem: Alexandre Tavares Silva/shutterstock.com