Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Você é idoso? Saiba se precisa declarar o Imposto de Renda

Descubra se idosos acima dos 65 anos devem declarar Imposto de Renda e saiba mais detalhes sobre o assunto por aqui!

A data limite para a entrega da declaração do Imposto de Renda (IR) neste ano está cada vez mais próxima. Dessa forma, a discussão em torno da obrigatoriedade dos idosos em realizar esse procedimento tende a aumentar.

Assim, saiba mais informações se brasileiros acima de 65 anos são isentos da declaração ou não. Vale destacar que a entrega deve ocorrer entre os dias 15 de março a 31 de maio. Continue a leitura!

Idosos devem declarar Imposto de Renda, afinal?

celular com logo da Receita Federal e ao fundo o leão do Imposto de Renda
Imagem: Pamela Marciano / Shutterstock.com

Idosos não são isentos da declaração do Imposto de Renda. Logo, os cidadãos que se encontram nessa faixa etária precisam ficar atentos ao prazo para enviar a declaração à Receita Federal.

Ademais, o Fisco já anunciou oficialmente a faixa de isenção do IR para o ano de 2024, que será a mesma do ano anterior, R$ 2.640. Isso significa que os cidadãos que recebem até essa quantia por mês, não precisam fazer essa declaração.

Veja também:

Boa notícia! BPC libera crédito consignado para todos os beneficiários!

Entretanto, se os rendimentos ultrapassarem esse valor, mesmo que seja por apenas R$ 0,01, a declaração torna-se obrigatória.

Dicas para a entrega da declaração

Confira abaixo, portanto, algumas dicas de como declarar o Imposto de Renda em 2024 a fim de manter a organização ao longo do procedimento.

  • Mantenha todos os comprovantes, como recibos e notas fiscais, de todos os serviços consumidos durante o ano;
  • Revise os documentos antes de enviá-los para a Receita Federal para evitar inconsistências;
  • Busque por informações em sites confiáveis se tiver dúvidas durante a declaração;
  • Considere contratar um contador para fazer essa declaração anual a fim de obter suporte.

É importante lembrar que os idosos, assim como qualquer cidadão, devem prestar atenção a todos os detalhes de sua declaração, já que a Receita Federal realiza cruzamentos de dados para verificar inconsistências. Caso identificadas, o cidadão é convocado para correções, o que é conhecido como cair na malha fina. Logo, isso pode gerar multas e penalidades ao contribuinte.

Imagem: Pamela Marciano / Shutterstock.com