Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

WebView do sistema Android: O que é e por que ele atrapalha apps dos bancos?

Descubra tudo o que você precisa saber sobre essa ferramenta.

0

Na noite desta segunda-feira (22), alguns usuários de celulares Android passaram por problemas ao acessar alguns aplicativos. Assim, essas pessoas se deparavam com uma mensagem de erro e, logo em seguida, o App fechava sozinho. De acordo com informações, o problema estaria no WebView do sistema Android. Mas, afinal, o que é isso e para que ele serve?

Para começar, o sistema conta com uma série de ferramentas desenvolvidas pela própria Google que não atuam de forma direta nos dispositivos móveis, mas ficam nos bastidores executando funções que melhoram o sistema operacional do aparelho. E uma delas é o WebView. Em resumo, esse recurso aprimora as possibilidades de aplicativos. Porém, também pode apresentar erros, como aconteceu agora. Para entender mais, continue lendo.

Você pode gostar também:

Ficou mais caro? Como funciona a portabilidade dos planos de saúde?

Empresas podem demitir em massa se governo não relançar o BEm

BEm: saiba como declarar redução de jornada no Imposto de Renda

Então, para que serve o WebView?

Basicamente, o WebView é uma ferramenta que permite a exibição de conteúdos web dentro de aplicativos. Ou seja, é um recurso personalizado que entrega da melhor forma possível o conteúdo de uma página ou serviço no Android, mas sem alterar a experiência do usuário. Dessa forma, você pode carregar elementos de uma página embutidos na própria interface da ferramenta, sem precisar direcionar o usuário para o browser ou alterar muito a interface.

Em geral, desenvolvedores utilizam o WebView como um tipo de “emulação” de um navegador simplificado e confiável. Redes sociais como o Instagram, por exemplo, que possuem feed, fazem uso dessa ferramenta para carregar páginas e exibir o conteúdo no próprio app.

É possível desinstalar o WebView do meu smartphone?

Por fim, justamente por ser responsável pelo funcionamento correto de aplicativos que possuem integração com conteúdos online, o WebView do sistema Android é um recurso muito importante, e que não deve ser excluído. Além disso, precisa ser atualizado com frequência. Contudo, essa atualização também pode causar problemas, como aconteceu recentemente, com o travamento de aplicativos do Android de várias fabricantes.

Ademais, é importante dizer que nem todos os smartphones com Android utilizam o WebView de forma ativa. Isso porque cada fabricante parceiro escolhe se deseja adotar ou não a ferramenta. Mas se os apps do seu celular funcionam dessa maneira, desinstalar o WebView não é uma boa ideia. Se estiver com problema agora, exclua apenas a última atualização e aguarde o problema ser resolvido.

Enfim, o que achou da matéria?

Se gostou, então siga o Seu Crédito Digital no YouTubeFacebookTwitterInstagram e Twitch. Assim você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos etc. Siga a gente para saber mais!

Imagem: Sharaf Maksumov / Shutterstock.com

Comentários
Carregando...