Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

XP entra no mercado de consórcios com foco na alta renda e bens de luxo

A XP, especializada em serviços financeiros, expande para o mercado de consórcios. Leia mais e saiba os detalhes.

A XP Inc., conhecida por suas inovações no setor financeiro, anunciou sua expansão para o mercado de consórcios. Destinado principalmente ao público de alta renda, este novo serviço abrange desde imóveis e automóveis até itens de luxo como aeronaves e iates. A comercialização será realizada pelo setor de Seguros e Previdência da empresa, com apoio de administradoras parceiras.

Em uma década de crescimento contínuo, os consórcios no Brasil geraram mais de R$ 316 bilhões em 2023, crescendo 25% em relação ao ano anterior. Segundo Roberto Teixeira, head da XP Seguros e Previdência, “o consórcio é um mercado consolidado e com alto potencial de crescimento, crucial para a realização de sonhos e projetos pessoais nos próximos cinco anos”.

Como funcionará o serviço de consórcio da XP?

O novo serviço promete um suporte consultivo que orienta os clientes sobre a melhor forma de adquirir bens, evitando altas taxas de juros e aproveitando melhor suas finanças. O planejamento é pensado para todos os perfis. Seja alguém buscando crédito convencional ou o investidor que quer manter suas aplicações e usar os rendimentos para financiar seus planos.

Logo da XP Investimentos
Imagem: Reprodução / XP Investimentos

O consórcio atua como um autofinanciamento coletivo, permitindo a grupos de pessoas físicas ou jurídicas a aquisição programada de bens ou serviços. Sua gestão fica a cargo de administradoras reguladas pelo Banco Central, garantindo segurança e transparência ao processo. Originado na década de 1960, o modelo nasceu entre funcionários do Banco do Brasil como uma solução criativa para aquisição de veículos na época de escasso crédito ao consumidor.

Veja também:

Declarar até o dia 5 de maio permite entrar no 1º lote de restituição do IRPF 2024

Quais são as novas regras para consórcios?

Com a Resolução 285 do Banco Central, em vigor desde este ano, há mudanças significativas na gestão de consórcios. As principais características incluem a exclusão de membros por inadimplência após três meses, a possibilidade de realizar assembleias virtualmente e a correção periódica do valor de crédito por índices de inflação. Essas atualizações visam tornar os consórcios mais flexíveis e adaptados às necessidades modernas dos consumidores.

  • Novo portfólio inclui bens de luxo
  • Planejamento financeiro personalizado
  • Conformidade com novas regulamentações do Banco Central

Com esta iniciativa, a XP Inc. reafirma seu compromisso com a inovação e o foco no cliente, adaptando-se às tendências do mercado e oferecendo soluções que atendem às necessidades de um público exigente e sofisticado.

Imagem: Brenda Rocha – Blossom / shutterstock.com