Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

A dívida caducou no SPC/Serasa, o banco pode negar crédito?

Digamos que você tenha uma dívida, e esperou que ela prescrevesse (ou caducasse). Ou seja, aguardou o período de cinco anos e não pagou por ela, até que seu nome fosse removido do SPC/Serasa. Agora você não consegue mais crédito nesta instituição financeira. Será que o banco pode negar crédito neste caso?

É provável que você também goste:

Cartão BBB Visa: como funciona o limite de crédito para negativados de R$ 3.500?

Confiança no Banco Inter caiu após falha que zerou/negativou o saldo de correntistas?

Como saber se você tem direito ao saque do FGTS inativo e verificar o saldo.

A dívida caducou no SPC/Serasa, o banco pode negar crédito?

Muita gente não sabe, mas se você gerou prejuízo aguardando caducar ou fez até mesmo um acordo, o banco (ou seu credor) não tem a obrigação de dar crédito nunca mais para você.

Mesmo utilizando cadastros internos, ele tem o direito de negar crédito. Ou seja, abrir conta, fornecer empréstimos, financiamentos, cartão de crédito, entre outros.

Mas e afinal, por que banco pode negar crédito?

No artigo 5º da Constituição Federal consta:

“Ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei”

Portanto, o crédito é uma opção do credor, e não uma obrigação, como muitos imaginam. Se o devedor quebrou a confiança, uma vez que não pagou a dívida conforme havia acordado com o credor, não inspira confiança, e seria complicada uma liberação de crédito.

O que fazer neste caso?

Para sempre evitar ficar nesta situação no futuro, você deve sempre negociar com o seu credor toda e quaisquer dívidas que você tenha. Se optar em fazer um acordo para limpar o seu nome, exija que seu CPF seja removido do SCR. Assim, evita eventuaistranstornos, na impossibilidade de conseguir crédito futuramente.

Enfim, gostou da notícia?

Então nos siga em nossas redes sociais como o FacebookTwitter e Instagram. Assim, acompanhe artigos sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos e tudo relacionado à fintechs.