Abertura automática do Cadastro Positivo começa a ser comunicada por SPC, Serasa e Boa Vista

0

Abertura do Cadastro Positivo começa a ser comunicada pelos Bureaus de crédito. Os bancos e instituições financeiras já começaram, desde o dia 11 de novembro, a enviar informações de pagamento dos consumidores para os gestores autorizados a atuar no Cadastro Positivo. Assim, os primeiros cadastros estão sendo abertos e comunicados ao consumidores. Contudo, a nota de crédito não conta ainda com as informações positivas das instituições financeiras.

É provável que você também goste:

Feirão online do SPC que dá desconto de até 90% nas dívidas termina hoje, confira como fazer a renegociação.

Já sacou os R$ 500? Como sacar os R$ 498 do FGTS antes do natal?

Negativado no SPC e Serasa? Como quitar dívidas com BB, Caixa, Bradesco, Itaú e Santander.

Abertura automática do Cadastro Positivo começa a ser comunicada por SPC, Serasa e Boa Vista

O consumidor que não tiver interesse tem 30 dias após a comunicação da abertura para dizer que não quer participar do cadastro. Depois de passado o prazo, os bureaus de crédito vão incluir automaticamente as informações. No primeiro momento, essas informações são oriundas apenas das instituições financeiras. Mas as informações de prestadores de serviços, como telefonia e gás, e do varejo devem entrar no ano que vem quando elas estiverem prontas.

“Estamos recebendo as informações e colocando na base aos poucos, mas já estamos cadastrando as pessoas. A nota hoje não possui as informações positivas, mas elas irão entrando assim que forem liberadas”, afirmou Elias Sfeir, Presidente da Associação Nacional dos Bureaus de Crédito.

A comunicação está sendo feita por email aos cadastrados:

“Comunicamos que o seu Cadastro Positivo foi aberto nas empresas Boa Vista, Quod, Serasa Experian e SPC Brasil, devidamente aderentes aos requisitos legais para atuação como gestoras de banco de dados.

Adesão automática ao Cadastro Positivo

A abertura do cadastro passou a ser automática com a alteração da Lei 12.414/2011, em vigor dede 9 de julho de 2019. Ou seja, informações de histórico de crédito e pagamentos são automaticamente enviadas.

Quatro bureaus de crédito autorizados a operar

O Banco Central autorizou quatro bureaus de crédito a operar com o cadastro, que são os seguintes:

  • Boa Vista Serviços;
  • Quod Gestora de Inteligência de Crédito;
  • Serasa e SPC Brasil;
  • Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL).

Com esses dados, poderá ser feito os cálculos do score de crédito de cada participante, que é uma nota de crédito em que informa se a pessoa é uma boa pagadora ou não.

Entretanto, caso o consumidor não queira participar, ele deve comunicar a um deles que não deseja. Assim, ele ficará de fora do cadastro, podendo entrar a qualquer momento quando quiser.

Histórico de até 13 meses

As informações de cadastro e de operações de crédito de até 13 meses serão repassadas para os bureaus de crédito pelas instituições financeiras. Entretanto, de acordo com a regulação do Banco Central, só poderão ser compartilhadas informações sobre crédito. Ou seja, nenhum tipo de informação pessoal como o que foi comprado e onde, poderá ser usada.

Enfim, você gostou da matéria?

Então, nos siga no canal do YouTube, em nossas redes sociais como o FacebookTwitter Instagram. Assim acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais,  empréstimos e matérias relacionadas ao mundo de fintechs.

Imagem: Andrey_Popov/shutterstock.

Comentários
Carregando...