Abertura automática do Cadastro Positivo começa a ser comunicada por SPC, Serasa e Boa Vista
Abertura do Cadastro Positivo começa a ser comunicada pelos Bureaus de crédito. Os bancos e instituições financeiras já começaram, desde o dia 11 de novembro, a enviar informações de pagamento dos consumidores para os gestores autorizados a atuar no Cadastro Positivo. Assim, os primeiros cadastros estão sendo abertos e comunicados ao consumidores. Contudo, a nota de crédito não conta ainda com as informações positivas das instituições financeiras.
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O consumidor que não tiver interesse tem 30 dias após a comunicação da abertura para dizer que não quer participar do cadastro. Depois de passado o prazo, os bureaus de crédito vão incluir automaticamente as informações. No primeiro momento, essas informações são oriundas apenas das instituições financeiras. Mas as informações de prestadores de serviços, como telefonia e gás, e do varejo devem entrar no ano que vem quando elas estiverem prontas.
“Estamos recebendo as informações e colocando na base aos poucos, mas já estamos cadastrando as pessoas. A nota hoje não possui as informações positivas, mas elas irão entrando assim que forem liberadas”, afirmou Elias Sfeir, Presidente da Associação Nacional dos Bureaus de Crédito.
A comunicação está sendo feita por email aos cadastrados:
“Comunicamos que o seu Cadastro Positivo foi aberto nas empresas Boa Vista, Quod, Serasa Experian e SPC Brasil, devidamente aderentes aos requisitos legais para atuação como gestoras de banco de dados.
Adesão automática ao Cadastro Positivo
A abertura do cadastro passou a ser automática com a alteração da Lei 12.414/2011, em vigor dede 9 de julho de 2019. Ou seja, informações de histórico de crédito e pagamentos são automaticamente enviadas.
Quatro bureaus de crédito autorizados a operar
O Banco Central autorizou quatro bureaus de crédito a operar com o cadastro, que são os seguintes:
- Boa Vista Serviços;
- Quod Gestora de Inteligência de Crédito;
- Serasa e SPC Brasil;
- Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL).
Com esses dados, poderá ser feito os cálculos do score de crédito de cada participante, que é uma nota de crédito em que informa se a pessoa é uma boa pagadora ou não.
Entretanto, caso o consumidor não queira participar, ele deve comunicar a um deles que não deseja. Assim, ele ficará de fora do cadastro, podendo entrar a qualquer momento quando quiser.
Histórico de até 13 meses
As informações de cadastro e de operações de crédito de até 13 meses serão repassadas para os bureaus de crédito pelas instituições financeiras. Entretanto, de acordo com a regulação do Banco Central, só poderão ser compartilhadas informações sobre crédito. Ou seja, nenhum tipo de informação pessoal como o que foi comprado e onde, poderá ser usada.
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Imagem: Andrey_Popov/shutterstock.