Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Abertura de contas terá segurança reforçada para conter golpes

Estima-se que 70% das fraudes financeiras deste ano serão via Pix, o que pede processos de segurança mais rígidos

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

O Pix, sistema de pagamento instantâneo desenvolvido pelo Banco Central (BC), virou o queridinho dos brasileiros. Contudo, a segurança das transações através da plataforma ainda é frágil.

De acordo com estimativa dos próprios bancos, os golpes podem causar prejuízos de cerca de R$ 2,5 bilhões contra o sistema financeiro nacional neste ano, sendo que 70% das fraudes serão de operações via Pix.

“O Pix é seguro. Mas, se você é vítima de um sequestro-relâmpago ou sofre um golpe, a experiência [com a plataforma] é prejudicada”, afirmou Ricardo Teixeira Leite Mourão, chefe do Departamento de Operações Bancárias e de Sistema de Pagamentos (Deban) do BC, durante a Febraban Tech 2022, em São Paulo.

Limitação de valores

Com o intuito de combater as fraudes, o próprio BC limitou os valores nas transações via Pix e busca responsabilizar os bancos em relação às “contas laranjas”, abertas por criminosos para movimentar valores ilícitos.

Assim, um mecanismo muito usado que prejudica as vítimas no Pix é a “engenharia social”. Onde, o criminoso convence o usuário a compartilhar dados pessoais e informações bancárias. Dessa forma, as instituições financeiras têm dificuldades em rastrear essas operações. Isso porque o usuário, induzido pelo criminoso, autoriza cada etapa da jornada do Pix e efetua a transação.

Processo mais rígido

Assim, Mourão afirmou que o processo de abertura de contas em instituições financeiras deve ficar mais rígido, a fim de evitar os golpes.

“Se eu sei quem pagou e sei quem enviou o dinheiro, fica mais fácil rastrear as operações. Vamos deixar a abertura de contas mais robustas, com mais dados sobre identidade. Isso vai ser resolvido”, disse.

Facilidade na abertura de contas

Fintechs e bancos digitais disponibilizam processos simplificados de abertura de contas, onde é possível completar o cadastro em minutos de maneira totalmente online. Dessa forma, mais brasileiros têm acessado ao sistema financeiro, o que é positivo. Entretanto, a crítica é sobre o nível de segurança e a confirmação da identidade dos usuários.

Em suma, a afirmação de Mourão sinaliza o acréscimo de etapas nas aberturas de conta ampliando a segurança. Todavia, o executivo não detalhou como se dará o processo.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal no YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Instagram e Twitch. Assim, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: fizkes / Shutterstock.com