Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Como acessar “dinheiro esquecido” usando sua conta da Caixa, Bradesco, Santander, BB e outros bancos

Nesta segunda-feira (7), o Banco Central liberou a consulta e o resgate de valores esquecidos nos bancos para pessoas nascidas antes de 1968. Para sacar o dinheiro esquecido, é necessário fazer o cadastro no portal gov.br com nível prata ou ouro. Isso pode ser feito acessando o site do Governo Federal com a sua conta bancária.

O nível prata e ouro permitem o acesso a diversos serviços, como o Registrato, Imposto de Renda online, saque do PIS/PASEP e etc. Essa distinção por níveis foi feita para garantir mais segurança ao acessar a plataforma do Governo Federal.

É provável que você também goste:

Valores a Receber não mostra saldo de instituições falidas

Valores a receber do BC: próxima fase contará com mais de 7 tipos de dinheiro esquecido

Agendamento do saque de “dinheiro esquecido” é liberado para milhões de brasileiros

Como acessar o dinheiro esquecido vinculando a sua conta bancária 

A validação dos dados pessoais via internet banking só pode ser feita se o usuário tiver uma conta em um banco credenciado pelo Governo Federal. As seguintes instituições são aptas para isso: 

Se você é cliente de um desses bancos citados acima, siga o passo a passo de como obter o nível prata com a conta bancária:

  1. Acesse o site oficial do Governo (gov.br) e clique na opção “login com seu banco”;
  2. Em seguida, escolha o banco para vincular;
  3. Na página do banco que vai aparecer na sua tela, digite sua agência, conta e senha;
  4. Faça a validação digital pelo aplicativo ou site do seu banco;
  5. Voltando ao site gov.br, digite o código gerado na validação digital e a sua senha bancária;
  6. Por fim, confirme os seus dados e conclua o processo.

Procedimento para receber o dinheiro esquecido nos bancos

O procedimento para receber o dinheiro esquecido nos bancos consiste em duas etapas. Em primeiro lugar, o cidadão fará uma consulta no site valoresareceber.bcb.gov.br. Para isso, basta informar o seu CPF e data de nascimento (ou CNPJ e data de fundaçao da empresa, caso a pesquisa seja de uma pessoa jurídica).

Nos casos em que de fato existem valores a receber, o sistema do Banco Central solicita o login no site gov.br, além do nível prata ou ouro de segurança. Com o vinculo da conta bancária, o usuário poderá ver o dinheiro que possui para ser sacado e solicitar o dinheiro via Pix ou entrando em contato com a instituição financeira que está com o valor.

Lembrando também que há outras possibilidades para elevar o seu nível da sua conta gov.br. Confira todas elas por aqui.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o FacebookTwitterTwitchInstagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimosfintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Alexandre Zorek / Shutterstock.com