Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Valores a Receber não mostra saldo de instituições falidas

Recentemente, o Banco Central (BC) informou que as instituições financeiras que faliram não constarão no sistema Valores a Receber. Em suma, a impossibilidade de incluir as informações dessas empresas ocorre quando uma instituição declara que faliu ou que está falindo, afinal ela deixa de ser vistoriada pelo BC. Sendo assim, é preciso buscar o auxílio do Poder Judiciário para reaver valores que ficaram nessas instituições.

É provável que você também goste:

Valores a receber do BC: próxima fase contará com mais de 7 tipos de dinheiro esquecido

Banco Central: confira o passo a passo para sacar dinheiro esquecido

Valores a Receber: sites falsos já fizeram mais de meio milhão de vítimas

Valores a Receber não mostra saldo de instituições falidas

O Sistema Valores a Receber (SVR) está disponível para a consulta desde o dia 14 de fevereiro. Nele, é possível que os cidadãos vejam se existe algum valor esquecido em bancos ou em outras instituições financeiras. O “valor esquecido” será pago a partir do dia 07 de março. Assim, 28 milhões de pessoas, sendo elas físicas ou jurídicas, ganharão 4 bilhões nesse primeiro levantamento.

Ademais, na primeira fase, o Banco Central devolverá valores de contas-correntes ou poupanças encerradas com saldos, tarifas, parcelas, obrigações relativas a termo de compromisso do BC, cotas de capital e rateio de participantes de cooperativas de crédito e recursos de grupo de consórcios.

Para fazer a consultar é muito simples. Para isso, basta acessar valoresareceber.bcb.gov.br. Em seguida, é possível ver se você tem valores a receber de instituições financeiras. Se não tiver valor a receber, o próximo passo é voltar a acessar em 2 de maio, para saber se terá algo a ganhar no futuro, em uma nova etapa de pagamento. Quem consultar e possuir valores a receber poderá sacar os recursos em março.

Ademais, haverão agendamentos das 4h às 14h e das 14 às 24h. Se você esquecer, ou se perder a data, será possível receber uma nova data por meio de uma nova consulta. Para fazer o resgate, é necessário fazer o login Gov.br para consultar os relatórios.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o FacebookTwitterTwitchInstagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimosfintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Alison Nunes Calazans / Shutterstock.com