Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Anvisa ordena retirada de marca famosa de leite das prateleiras dos supermercados

Marca de leite está sob investigação devido a uma série de graves não conformidades. Descubra medidas da Avisa para proteger população.

Recentemente, a segurança alimentar no Brasil enfrentou um grande desafio com a descoberta de irregularidades na Laticínios Santa Maria Ltda., conhecida comercialmente como Natville. A revelação de práticas inadequadas na fabricação de leite UHT e soro de leite gerou uma resposta rápida da Anvisa.

A investigação inicial, conduzida pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), revelou uma série de graves não conformidades, incluindo o uso de instalações inadequadas e a ausência das licenças operacionais necessárias.

Esses problemas comprometem não apenas a qualidade dos produtos, mas também abalam significativamente a confiança dos consumidores. Saiba mais sobre o caso!

A importância da vigilância da Anvisa para a segurança alimentar

celular com logo da Anvisa
Imagem: Brenda Rocha – Blossom/ Shutterstock

A atuação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) foi fundamental após os resultados das inspeções.

Com a identificação dos lotes afetados, a Anvisa emitiu alertas de segurança e orientou a retirada imediata dos produtos do mercado, demonstrando a eficiência e importância de um controle sanitário rigoroso para prevenir riscos à saúde pública.

O que aconteceu com os produtos da Natville?

Seguindo as recomendações legais específicas, a Laticínios Santa Maria Ltda. iniciou o processo de recolhimento dos lotes afetados conforme estabelecido na Resolução da Diretoria Colegiada (RDC 655/2022). São eles:

  • Leite UHT integral Natville de 1 litro: Verifique as datas fora dos padrões aceitáveis;
  • Leite UHT desnatado Natville de 1 litro: Preste atenção especial às datas de validade;
  • Soro de leite em pó 40% desmineralizado de 25 kg: Verifique se está dentro do intervalo suspeito de fabricação.

Como identificar produtos contaminados?

Para os consumidores, é vital verificar detalhes como a origem e as datas de fabricação nos rótulos dos produtos. Especificamente, os produtos da marca Natville fabricados entre janeiro e maio de 2023 necessitam de atenção redobrada. É aconselhável evitar o consumo ou retornar esses itens, se possível.

Veja também:

Governo quer restringir o uso do PIS/Cofins; entenda agora

Além disso, manter uma comunicação ativa com o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) pode esclarecer qualquer dúvida e aumentar a segurança individual.

Imagem: Brenda Rocha – Blossom/shutterstock.com