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Aprenda a denunciar chamadas de telemarketing abusivas!

Incomodado com ligações indesejadas? Leia este artigo e saiba como denunciar as chamadas abusivas de telemarketing!

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Cansado das chamadas insistentes de telemarketing? Isto pode estar chegando ao fim, graças a criação de um canal de denúncias, criado pelo Ministério da Justiça. Entenda!

O que levou a criação do canal de denúncias?

No dia 20 de julho, o Ministério da Justiça informou que um canal para denúncias de chamadas abusivas de telemarketing foi criado. A decisão veio pouco tempo depois do órgão suspender 180 empresas deste setor, sendo grande parte de bancos ou instituições financeiras.

Como denunciar chamadas abusivas?

Para denunciar chamadas abusivas de telemarketing, basta acessar a página oficial de denúncias e preencher o formulário com os dados solicitados, como número que realizou a ligação e empresa responsável, entre outros. Feito isso, clique em “Enviar” e a sua denúncia está concluída.

E depois?

Após o envio da denúncia, a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) analisará a reclamação e, caso seja preciso, enviará para o Procon para que um processo administrativo seja iniciado. 

Como identificar as chamadas de telemarketing?

Recentemente, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) já havia implantado a obrigatoriedade do prefixo 0303 para todas as chamadas de telemarketing. Desta forma, antes de atender qualquer ligação, tente reparar se o número possui o inicio em 0303. 

Uma outra forma de evitar este tipo de ligação, é através do site Não Me Pertube do Governo Federal, que permite o bloqueio de chamadas de telemarketing para sua linha. Após efetuar o cadastro, seu número de telefone entrará na lista proibitiva em no máximo 30 dias.

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Imagem: @pch.vector / Freepik