Ao emitir o novo cartão virtual do Caixa Tem, beneficiários que recebem o Auxílio Emergencial na poupança social digital da Caixa podem pagar contas e fazer compras 100% online.

Você também vai gostar de:

Tutorial: Como fazer CPF pelo site da Receita Federal.

Muitas pessoas fraudaram auxílio emergencial e estão sendo reconhecidas.

PicPay quer ganhar mais espaço no mercado de crédito e vai lançar novo cartão de débito e crédito.

Quais as penalidades para quem recebeu o Auxílio Emergencial e não tem direito?

Aprenda a emitir o cartão virtual do Caixa Tem para utilizar o dinheiro do Auxílio Emergencial

Quem possui poupança social digital aberta pela Caixa Econômica Federal pode emitir o cartão virtual do Caixa Tem. Como resultado da novidade, não é mais necessário ter um cartão físico ou sacar o dinheiro para fazer compras nos diversos estabelecimentos que já aceitam a forma de pagamento. Dessa forma, o beneficiário não precisa mais ficar esperando em filas de agências bancárias ou casas lotéricas, o que contribui para a segurança da população.

Ainda que seja uma novidade, diversos estabelecimentos comerciais em todo o país já estão aceitando esta forma de pagamento, como, por exemplo, os mercados e estabelecimentos de grandes grupos Assaí, Extra, Pão de Açúcar, Carrefour e Big. Mas além destes, lojas virtuais também estão aceitando o pagamento via cartão virtual do Caixa Tem.

Confira o passo-a-passo para emitir o cartão virtual do Caixa Tem

Para começar, verifique se o aplicativo Caixa Tem está atualizado no seu celular. Essa verificação é necessária porque trata-se de uma nova funcionalidade do aplicativo.

Então, se estiver tudo certo, você pode seguir com o passo-a-passo abaixo. Caso contrário, você deve baixar o app novamente na loja de aplicativos do sistema operacional do seu celular. Para aparelhos com sistema Android, a loja é a Google Play. Já para aparelhos com sistema iOS, acesse a App Store.

Agora sim, vamos ao passo-a-passo para emitir o cartão virtual do Caixa Tem:

  1. Clique na opção “Cartão de Débito Virtual”, que aparece na tela inicial do app.
  2. Na tela seguinte, escolha a opção “Usar meu cartão virtual agora”.
  3. Digite a sua senha do app Caixa Tem.
  4. Pronto, agora você vai ver na tela uma imagem com os dados do seu cartão virtual, com nome, número de 16 dígitos, validade e código de segurança com 3 dígitos. Todos estes dados serão solicitados na hora de fazer uma compra online.

Algumas informações importantes:

  • Os dados de nome, número de 16 dígitos e validade continuarão iguais para todas as compras. Porém, o código de segurança com 3 dígitos vai mudar. Assim, não utilize novamente os mesmos dados em diferentes compras: você deve seguir o passo-a-passo novamente.
  • Como o cartão é de débito, não é possível fazer compras parceladas, apenas com o saldo que está disponível em conta.

Supermercados e outras lojas já aceitam a nova forma de pagamento

Já é possível comprar itens de supermercado, produtos de higiene, itens de farmácia, combustível ou pagar boletos com o cartão de débito virtual do Caixa Tem. 

Além disso, também existe a possibilidade de pagar com o novo cartão em lojas com aplicativos como Magazine Luiza. Ao adicionar algum item ao carrinho e selecionar as formas de pagamento, é possível visualizar a opção de “cartão de débito virtual Caixa”. Em seguida, o cliente preenche os dados solicitados e finaliza a compra. 

Da mesma forma que outras empresas, as lojas que fazem parte do e-commerce B2W (que inclui Lojas Americanas, Submarino e Shoptime) também aceitam o pagamento  com o novo cartão virtual do Caixa Tem.

O que fazer em caso de dúvidas?

Em caso de dúvidas sobre o cartão virtual Caixa Tem ou outros assuntos relacionados ao Auxílio Emergencial, existem canais canais oficiais da Caixa Econômica Federal. Então as pessoas podem acessar o aplicativo CAIXA | Auxílio Emergencial, o site auxilio.caixa.gov.br, ou ligar para a central de atendimento exclusiva 111.

Além do contato direto com a Caixa, é possível tirar dúvidas através do Canal de Atendimento do Ministério da Cidadania – 121.

Enfim, gostou da matéria?

Então, nos siga no YouTube, em nossas redes sociais como o Facebook, Twitter e Instagram. Assim acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais, empréstimos e matérias relacionadas ao mundo de fintechs.

Imagem destacada: Brenda Rocha / Shutterstock.com