Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Aprenda identificar um boleto bancário falso

O boleto bancário tem sido usado em diversos golpes. Assim, documentos aparentemente comuns são enviados às vítimas com o intuito de enganar

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

O boleto bancário tem sido usado em diversos golpes. Dessa forma, documentos aparentemente comuns são enviados às vítimas com o intuito de roubar dinheiro dos cidadãos.

Golpistas aplicam fraudes através de diferentes meios, como promoções falsas por e-mail onde os criminosos em posse dos endereços eletrônicos das bases de clientes de diversas empresas enviam boletos adulterados a eles por e-mail.

Além disso, também é comum o envio de e-mails por pessoas que se passam por empresas reais ou até mesmo por pessoas conhecidas, como amigos e familiares. Podendo acontecer também pelo WhatsApp, se o usuário tiver o perfil roubado ou copiado.

Ademais, pedidos de doações falsas também acontecem com frequência em situações de emergência ou em casos de forte apelo emocional, com mensagens enviadas por e-mail, redes sociais ou aplicativos de mensagens solicitando doações e pagamentos por boleto fraudado.

Como identificar um boleto falso?

Assim, para ajudar a não cair nessas situações, a Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste) dá algumas dicas para identificar um boleto falso. Confira:

Informações do beneficiário

No campo do beneficiário, deve constar o CPF ou CNPJ de quem irá receber o pagamento. Dessa forma, vale a pena pesquisar o CNPJ na Receita Federal para se certificar que documento realmente é verdadeiro.

Código de barras

Ao verificar o código de barras do boleto, o número registrado deve ser o mesmo na parte superior e inferior do documento. E, os três primeiros números também devem remeter ao código do banco que emitiu o boleto, já os últimos dígitos devem representar o valor a ser pago. Também é importante verificar se o logotipo da instituição financeira é o mesmo daquele que consta no boleto.

Valor do pagamento

O valor do boleto deve constar no campo “valor do documento”, além de estar no final da numeração do código de barras.

Remetentes desconhecidos

Prefira sempre usar os canais oficiais de compra de lojas ou instituições financeiras para visualizar o boleto e não em e-mail ou rede social. Além disso, caso o remetente seja conhecido, prefira visualizar o boleto na página ou abri-lo em arquivo PDF.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal no YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Instagram e Twitch. Assim, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: SpeedKingz / Shutterstock.com