É imprescindível que as pessoas tenham uma organização financeira adequada ainda mais num momento como este atual em que nos encontramos. Por isso, hoje vou dar uma dica bem simples mas eficaz sobre como aprender a economizar e gastar dinheiro com contas digitais.

É provável que você também goste:

Começa hoje (29) os depósitos do saque-imediato do FGTS. Saiba quando você recebe

Saque da terceira parcela do auxílio emergencial pode demorar até três meses.

Santander realiza Super Venda de Imóveis com até 70% de desconto em todo o Brasil.

Dica essencial para aprender a economizar e gastar dinheiro com contas digitais

Planilha

Primeiramente, o que você vai fazer é utilizar uma planilha em que você vai organizar todas as suas despesas e receitas nela. Posteriormente, baseado nisso, você vai estipular o que vai gastar em cada categoria, como alimentação, lazer, saúde, entre outros. A planilha você pode baixar por aqui.

Contas digitais são gratuitas

Como vocês sabem, os bancos digitais não cobram tarifa para fazer TED e nem cobram nada para a manutenção das contas. Ou seja, você vai abrir contas em aproximadamente cinco bancos digitais, como por exemplo o Nubank, Banco Inter, Next, PagBank e C6 Bank. Então cada um deles você vai definir qual o banco será destinado para gastar em determinada categoria.

Exemplos de categorias

  • Alimentação
  • Lazer
  • Saúde
  • Educação
  • Investimento

Vamos à prática?

Por exemplo, caso você ganhe 2 mil reais, é necessário separar o valor em que você costuma gastar em cada área de sua vida.

Assim, é só definir o banco digital no qual será específico para gastar naquela determinada área. Portanto, você vai definir, por exemplo, que o Nubank será alocado para gastar apenas em alimentação. Ou seja, vamos se dizer que você gaste R$ 500 reais no supermercado por mês. Então, automaticamente, você vai receber o seu salário e transferir os R$ 500 para a sua conta do Nubank. Depois, foi constatado que nas despesas com lazer, você só pode gastar 200 reais por mês, ou seja, basta definir em qual banco você irá gastar nas compras de lazer e, portanto,  só poderá fazer compras relacionadas a isso se utilizando desse banco.

Considerações Finais

Ou seja, fazendo isso, você não vai misturar as contas e se perder nos gastos. Porque muitas pessoas se perdem nos cálculos de gastos diários. Entretanto, com as contas digitais e com o valor ali fixado, ficará muito mais fácil de você se organizar. Além disso, é muito importante separar em uma conta o que você pretende economizar para momentos emergenciais também. É isso! Espero que tenha ajudado a ter uma jornada financeira melhor.

É isso aí pessoal, espero que eu tenha ajudado vocês a se organizarem melhor e assim conseguir gastar melhor o seu dinheiro.

Enfim, gostou da matéria sobre como economizar e gastar dinheiro com contas digitais?

Então, nos siga no canal do YouTube, em nossas redes sociais como o FacebookTwitter e Instagram. Assim acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais, empréstimos e matérias relacionadas ao mundo de fintechs.

Imagem: Vladimir Sukhachev/Shutterstock.