Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Santander tenta reaver dinheiro do ataque hacker à conta da Unilever

O Banco Santander iniciou um processo contra uma empresa, sob a acusação de cometer um ataque hacker. Em suma, a conta bancária da Unilever foi a vítima, e perdeu milhões para os terceiros. O caso ocorreu no fim de 2019, quando o sócio da empresa Polpas Cristal acessou a conta da empresa como um usuário autorizado pelo Santander. 

Santander tenta reaver dinheiro do ataque hacker à conta da Unilever

Em suma, ao acessar a conta bancária da Unilever, o usuário manipulou o sistema para fazer saques em nome da companhia. A multinacional-britânica atua no setor de alimentos, das bebidas, de produtos de limpeza e de higiene pessoal. 

A partir disso, o Santander moveu na Justiça de São Paulo, um processo contra a Polpas Cristal. A notícia foi divulgada no Diário da Justiça da última quarta-feira (18). A defesa do banco solicitou à empresa acusada de fazer o ataque hacker, que colabore com a produção antecipada de provas. 

Por meio disso, o Santander pretende apurar melhor o caso, que roubou milhões da conta bancária da Unilever. O caso aconteceu em dezembro de 2019, quando em 2 dias, os golpistas sacaram mais de R$ 16 milhões da conta, por meio de 13 transações. Além disso, antes de cometer o crime, os hackers testaram o sistema do banco, com transferências de R$ 1 antes de iniciar o roubo de milhões.

Depois disso, após efetuar o login no site do Santander, o sócio da empresa Polpas Cristal, usou uma ferramenta para alterar os dados da plataforma. Além disso, ele conseguiu fazer com que o sistema do banco interpretasse que o recurso da transferência estava saindo das contas da Unilever em SP, e não da sua empresa. Ou seja, ele fez transferências para várias empresas com o login da Polpas Cristal, mas com os saques das contas da Unilever. 

Por fim, quando o Santander percebeu a estranha movimentação e detectou a fraude, acionou a Polícia Federal, que já iniciou um inquérito policial para investigar o ataque hacker. Vale ressaltar, que a Unilever foi ressarcida pelo Santander. Por conta disso, o banco espera ajuizar uma ação para reaver o valor com os suspeitos. 

Enfim, gostou da matéria?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Brenda Rocha – Blossom / shutterstock.com