Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Até Apple! 5 grandes empresas que quase faliram, mas deram a volta por cima

Descubra como 5 gigantes empresariais enfrentaram crises financeiras e conseguiram se recuperar, graças a mudanças estratégicas e inovações.

A história dos negócios nem sempre é um caminho linear para o sucesso. Isso porque muitas empresas enfrentaram dificuldades financeiras que as colocaram à beira da falência, mas conseguiram dar a volta por cima com determinação, inovação e estratégias inteligentes.

Esse é o caso dos cinco exemplos notáveis de empresas que quase faliram, mas se recuperaram de maneira impressionante. Confira na matéria a seguir os desafios e reviravoltas que cada uma delas enfrentou ao longo dos anos quando o assunto é apuro financeiro.

Veja também: Empresa pode pagar o 13° salário em parcela única?

5 empresas famosas que quase faliram e deram a volta por cima

1. Starbucks

Empresas que quase faliram - Starbucks
Imagem: Grand Warszawski / Shutterstock.com
  • Desafio: durante a crise financeira de 2008, a Starbucks enfrentou dificuldades financeiras significativas devido ao declínio nas vendas e a saturação do mercado, principalmente por causa do atendimento aos clientes.
  • Reviravolta: o antigo CEO da empresa, Howard Schultz, liderou uma reformulação que incluiu diversas estratégias de marketing e investimento em mídias sociais. Essas mudanças ajudaram a empresa a se recuperar e a se tornar ainda mais bem-sucedida.

2. IBM

  • Desafio: após décadas de sucesso, a IBM enfrentou uma queda financeira significativa nos anos 90, chegando a perder mais de cinco bilhões de dólares.
  • Reviravolta: a empresa passou por uma transformação estratégica com um novo CEO no comando e as diversas mudanças aplicadas ajudaram-na a se recuperar e a prosperar novamente.

3. Nintendo

  • Desafio: depois de anos de sucesso, a Nintendo enfrentou um grande revés em 2012 com o lançamento malsucedido do Wii U, que teve baixas vendas e atraiu críticas negativas.
  • Reviravolta: a empresa se reergueu cinco anos depois com o lançamento do Nintendo Switch, um console híbrido que se tornou um sucesso global. Para isso, ela demonstrou sua capacidade de se adaptar e inovar, mantendo sua posição no mercado de jogos.

4. Apple

  • Desafio: há cerca de 20 anos, a Apple estava à beira da falência, com problemas financeiros e uma base de clientes em declínio.
  • Reviravolta: o fundador da marca, Steve Jobs, apostou, então, na inovação com o lançamento de produtos, como o iPod e o iMac, que se tornaram marcos na indústria de tecnologia. Esses produtos revitalizaram a empresa e a transformaram em uma das mais valiosas do mundo.

5. Hering

  • Desafio: nos anos 90, a Hering, marca de moda brasileira, sofreu significativamente com a crise financeira do país e problemas internos.
  • Reviravolta: a empresa se recuperou através da expansão de suas franquias e da diversificação de seus produtos. Por fim, hoje, é uma das marcas mais reconhecidas e bem-sucedidas no varejo de moda do Brasil.

Imagem: Golden House Images / Shutterstock.com