Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Auxílio Emergencial será prorrogado?

Em outubro deste ano, o pagamento do Auxílio Emergencial acabou. A partir disso, o governo lançou o Auxílio Brasil, programa que substitui o Bolsa Família. O novo benefício, em novembro, paga o benefício com um valor médio de R$ 220 para 14 milhões de beneficiários.

No entanto, quem recebe o Auxílio Brasil, são as pessoas que recebiam o Bolsa Família. E assim, cerca de 22 milhões de brasileiros ficaram sem um amparo financeiro no decorrer deste mês de novembro. Por conta disso, será que o pagamento do Auxílio Emergencial pode voltar a acontecer? Descubra a seguir.

É provável que você goste também:

Brasil entra em recessão técnica; o que isso significa?

Auxílio Brasil permanente: Lira diz que proposta será aprovada na Câmara

ATENÇÃO: cadastro para Auxílio Brasil pode liberar mais 14 benefícios

Veja as 10 lojas com mais reclamações na Black Friday 2021

Auxílio Emergencial será prorrogado?

Atualmente, tramita no Senado Federal a PEC dos Precatórios. E esse pode ser um fator determinante para uma possível continuação do Auxílio Emergencial. Neste sentido, uma boa parte dos integrantes do governo espera a aprovação da proposta constitucional, de modo a viabilizar o direcionamento de recursos para o Auxílio Brasil. Só assim é possível cumprir a promessa de pagar o valor de R$ 400.

Por outro lado, há uma parcela de integrantes do governo que tem uma maior inclinação para uma prorrogação do Auxílio Emergencial.  Muitos desse grupo se preocupam com a reprovação da PEC dos Precatórios, além da demora na tramitação da proposta no Senado.

Sendo assim, é possível que o novo valor e o aumento do programa possam ficar para o próximo ano. Com isso, muitos brasileiros podem ficar órfãos do Auxílio Emergencial e não ter amparo durante todo esse período. Esse fato pode trazer uma imagem negativa do governo, que deseja se reeleger em 2022.

E assim, a extensão do Auxílio Emergencial é vista por uma ala do governo como uma solução para esse problema. É dito isso, pois ela traria amparo para em torno de 22 milhões de brasileiros. Contudo, a aprovação da PEC e a sequência de pagamento do Auxílio Brasil seguem sendo a prioridade do governo.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Brenda Rocha – Blossom / shutterstock.com