Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Banco do Brasil alerta sobre golpes no WhatsApp

Frequentemente, muitas pessoas estão se tornando vítimas de criminosos que aplicam golpes em diversas redes sociais. Essas ações podem realizadas por meio de mensagens, vídeos, links e até mesmo sorteios.

Em sua conta oficial no Twitter, o Banco do Brasil publicou algumas dicas para quem as pessoas não caiam em golpes no WhatsApp, que têm atingido constantemente usuários do aplicativo de mensagem. 

Mas, antes de verificar como se proteger, é interessante que você saiba como os golpistas agem. Confira!

É provável que você também goste:

4 dicas pra não cair em golpes de renda extra

Como evitar golpes ao fazer pagamentos com o cartão por aproximação?

Atenção: em novo golpe do INSS, “assistente virtual” contata via WhatsApp

Como ocorrem os golpes no WhatsApp?

É importante destacar que dois golpes têm se tornando frequentes no WhatsApp, sendo eles:

Golpe do WhatsApp clonado

Os golpistas clonam o número do WhatsApp de uma pessoa, depois se passam por conhecidos e começam a pedir dinheiro emprestado. Geralmente, eles escolhem os contatos de familiares e amigos para tentar extorquir alguma quantia. 

Golpe do perfil falso de WhatsApp

Os criminosos conseguem a foto de uma pessoa e o número de celular de um conhecido dela. Criam um perfil falso com a imagem obtida, encaminham mensagens para o contato e, durante a conversa, informam que o número foi trocado e pedem valores emprestados. 

Golpes no WhatsApp: como se proteger?

Para se proteger, você deve ativar a verificação em duas etapas do seu WhatsApp. Isso pode ser feito em Configurações/Ajustes > Conta > Confirmação em duas etapas > Ativar

Para ocultar sua foto de perfil para quem não é um contato salvo, basta você acessar as configurações do WhatsApp, clicar em “Conta”, depois em “Privacidade”, selecionar a opção “Foto do perfil” e, por fim, clicar em “Meus contatos”. 

Além disso, caso receba alguma mensagem de um conhecido pedindo dinheiro emprestado, você deve ligar para o número antigo e confirmar se foi ele que pediu.

Não esqueça de sempre conferir o nome do recebedor ao realizar uma transferência ou Pix, e também quando fazer o pagamento de um boleto.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças. 

Imagem: Antonio Salaverry / Shutterstock.com