Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Banco do Brasil usa inteligência artificial para ensinar Open Banking

Com uso de voz e texto, assistentes virtuais ajudam os clientes a se informarem

Open Banking é um serviço novo no Brasil que visa aumentar a concorrência entre os bancos e diminuir os valores cobrados no crédito através de compartilhamento de dados bancários entre instituições financeiras.

Desde fevereiro, os clientes podem pedir todos os seus dados que estão em uma instituição financeira e levar para outra. Contudo, a segunda parte ainda está por vir: em julho começará o compartilhamento automático entre as instituições, contanto que o cliente autorize o procedimento.

É provável que você também goste:

Erro na plataforma do Carrefour liberou descontos de até 80%

Imposto de Renda 2021: na declaração deve constar FGTS e auxílio emergencial

Será possível abrir Conta Fácil da Caixa com o nome sujo no SPC e Serasa?

Assistente virtual via WhatsApp e Google Assistente

Para ajudar com as dúvidas dos clientes sobre o serviço, o Banco do Brasil saiu na frente e passou a oferecer um serviço de assistente virtual via WhatsApp e Google Assistente. A assistente virtual visa explicar para o cliente, através de uma conversa simulada e com uma linguagem simples, tudo o que ele precisa saber sobre o Open Banking.

Entretanto, enquanto o BB se propõem a deixar a explicação o mais fácil possível, os demais bancos apenas encaminham os clientes para um link da instituição para que os usuários possam perguntar sobre o tema e ler sobre o assunto, sem oferecer um recurso interativo.

Quando é possível conversar com a inteligência artificial sobre o Open Banking

Para quem tem WhatsApp, basta salvar o número oficial do Banco do Brasil – (61) 4004-0001 – nos contatos e enviar uma mensagem pelo aplicativo. A inteligência artificial responderá as perguntas prontamente.

Além disso, caso o cliente não queira ou não possa digitar, também é possível fazer as perguntas por áudio e o bot responderá por texto.

Pelo Google Assistente, basta chamar pelo assistente BB através da frase “falar com Banco do Brasil” e começar a perguntar tudo o que deseja saber. O aplicativo conduzirá toda a experiência por voz para esclarecer as principais dúvidas.

O objetivo futuro é que a inteligência artificial se expanda ao longo do ano para atender nas redes sociais, além do ambiente virtual do próprio aplicativo do BB.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então é só seguir o Seu Crédito Digital no YouTubeFacebookTwitterInstagram e Twitch. Assim você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos etc. Siga a gente para saber mais!

imagem: maxuser / shutterstock.com