Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Banco Inter explica quais são as taxas cobradas pelos bancos

As taxas bancárias foram, por muitos anos, uma grande inconveniência aos brasileiros

Um dos maiores sonhos para aqueles usam serviços bancários é que as taxas de juros acabem de uma vez por todas. Entretanto, os bancos precisam lucrar ao liberar crédito aos clientes, e isso seria uma utopia. O mesmo se diz em relação às taxas cobradas pelos bancos. O Banco Inter fez um artigo informando sobre quais são as taxas cobradas pelos bancos, e os motivos delas. Confira.

É provável que você goste também:

O que são as fintechs? Qual a relação delas com o mercado financeiro?

Itaú lança cartão online para pagar assinaturas, como iFood e Netflix

Banco Inter, Nubank e C6 Bank podem cancelar seu cartão se você fizer ISSO

Muitas pessoas, as vezes até aquelas que já tem acesso a serviço oferecido pelo banco, se perguntam por que é necessário pagar taxas aos bancos. Mesmo sendo uma questão recorrente, sua resposta é muito simples. Afinal, os bancos também precisam lucrar pelo serviço que oferecem. O Banco Inter esclareceu isso.

Quais são as taxas que os bancos não devem cobrar?

Assim como tem taxas obrigatórias, existem também aquelas que os bancos não deveriam cobrar. Por isso, mostraremos quais são os movimentos que não podem ser tarifados.

Saber isso é muito importante para não cair em nenhum golpe, segundo a Resolução: 3.919/2010, essas são as que não podem ser cobradas:

  • Acesso a conta pela internet;
  • Cartão de débito;
  • Depósitos à vista;
  • 4  Saques por mês.
  •  2 Transferências entre contas da mesma instituição;
  • 2  Extratos de movimentação referentes aos últimos 30 dias;
  • Extrato anual consolidado;
  • Compensação de cheques;
  • 10 folhas de cheque por mês.

Tudo isso, vem ser garantido pela lei, e por isso, é fundamental que você fique de olho nessas ações, para não ser enganado. Sendo assim, qualquer movimento diferente dos apresentados, serão cobradas taxas cabíveis.

Taxas cobradas pelos bancos?

Assim como o quesito anterior, é direito das instituições bancárias de cobrar juros por aqueles movimentos que não são garantidas pela lei de 2010. Contudo, alguns bancos gostam de aumentar as coisas, por isso fique atento. Agora fizemos uma lista para você:

Manutenção de conta: esta é bem simples, é uma taxa que você paga para manter sua conta ativa;
Anuidade do cartão de crédito: assim como você deve pagar para ter uma conta, também é preciso pagar para ter um cartão de crédito;
Saque: esse, se aplica quando você usa o limite total de saques gratuitos;
Transferência por TED: o TED, é transações feitas entre bancos diferentes;

Banco Inter

O Banco Inter é mais um exemplo de banco sem tarifas. Como é totalmente digital, eles conseguem economizar, deixando a sua vida financeira muito mais prática e livre de taxas. Para criar a sua conta, basta baixar o aplicativo do Banco Inter no seu celular.

Enfim, gostou da matéria?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o FacebookTwitterTwitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de créditoempréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

imagem: Doucefleur / shutterstock.com