De acordo com ranking divulgado hoje (dia 15/01/2020), o Banco Pan foi o banco campeão de reclamações de clientes no quarto trimestre de 2019. Esse é o segundo trimestre consecutivo no qual o Banco Pan é campeão de reclamações, visto que ele também liderou o ranking no terceiro trimestre de 2019.

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A lista com os três bancos com mais reclamações no quarto trimestre de 2019 inclui os Bancos BMG e Banrisul na segunda e terceira posição, respectivamente. Essa lista do Banco Central (BC), no entanto, inclui apenas bancos com mais de 4 milhões de clientes. Os bancos com menos de 4 milhões de clientes, por outro lado, são incluídos em uma lista separada.

O ranking atual apresenta resultado muito similar ao do terceiro trimestre de 2019, quando Banco Pan e BMG também apareceram na primeira e na segunda posição, respectivamente. Naquele trimestre, contudo, o Bradesco ficou na terceira posição.

Veja, a seguir, o ranking do Banco Central com os bancos campeões de queixas no terceiro trimestre de 2019:

1º colocado: Banco Pan

  • Índice obtido: 126,47.
  • Número de reclamações: 564 reclamações de clientes.
  • Número total de clientes: 4,45 milhões de clientes.

2º colocado: Banco BMG

  • Índice obtido: 68,66.
  • Número de reclamações: 326 reclamações de clientes.
  • Número total de clientes: 4,74 milhões de clientes.

3º colocado: Banrisul

  • Índice obtido: 23,30.
  • Número de reclamações: 115 reclamações de clientes.
  • Número total de clientes: 4,93 milhões de clientes.

Como o ranking é calculado?

O Ranking de Reclamações é formado a partir das demandas do público registradas nos canais de atendimento do Banco Central: internet, aplicativo BC+Perto, correspondência, presencialmente ou telefone (145).

Para obter o índice e fazer o ranking, o BC divide o número de reclamações pelo número de clientes da instituição, e, em seguida, multiplica por 1 milhão. Essa fórmula é usada, principalmente, para tornar o índice proporcional ao tamanho do banco.

Participam do Ranking as seguintes instituições: bancos comerciais, bancos múltiplos, bancos cooperativos, bancos de investimento, filiais de bancos comerciais estrangeiros, caixas econômicas, sociedades de crédito, financiamento e investimento (SCFI) e administradoras de consórcio.

Nota oficial dos bancos sobre o ranking de reclamações do Banco Central

O Seu Crédito Digital entrou em contato com as assessorias de imprensa dos bancos que constam na lista. Confira logo a seguir as notas oficiais de cada um dos bancos: Banco Pan, Banco BMG e Banrisul.

Posicionamento do Banco Pan

“O PAN tem se destacado na adoção de medidas concretas para melhorar e modernizar produtos, processos e a qualidade do atendimento ao consumidor. Foi pioneiro entre os Bancos na criação do serviço “Não Me Ligue” e na mobilização do setor para a Autorregulação do Crédito Consignado, implementada pela Febraban e ABBC em Janeiro deste ano para redução do número de reclamações. O PAN reforça sua posição de respeito aos clientes e está à disposição em todos os seus canais de atendimento.”

Posicionamento do Banco BMG

“Ao ultrapassar a marca de 4 milhões de clientes, em 2019, o BMG deixou de ser um banco de médio porte e passou a ser reconhecido como uma das maiores instituições financeiras do país. Nesta classificação do Banco Central, os critérios desfavorecem a posição do BMG no ranking, o comparando com agentes do mercado financeiro com um maior número de clientes. O banco reafirma seu compromisso de total obediência às normas aplicáveis às suas operações e se coloca inteiramente à disposição de seus clientes em seus canais de atendimento.”

Posicionamento do Banrisul

“O Banrisul informa que todas as demandas registradas no Banco Central, independentemente se classificadas como procedentes ou improcedentes, são tratadas individualmente. As normas internas e procedimentos são revisados continuamente com o objetivo de implantar as melhorias e adequações necessárias para aperfeiçoar o atendimento aos nossos clientes.”

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Imagem: Antonio Guillem, via Shutterstock.